INMET e Confederação Nacional do Transporte (CNT), firmam Acordo de Cooperação Técnica.

A parceria visa o desenvolvimento de produtos e aplicações na área de transporte, aliados à meteorologia.

Por Maisa Pereira de Souza - publicado 06/07/2021 14h17 . Última modificação 06/07/2021 14h26 .


O interesse de integrar novas parcerias tem sido alvo de conquista para o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).


Dessa vez, foi firmada parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), para o desenvolvimento de produtos e aplicações na área de transporte, aliados à meteorologia.

A parceria se dá por meio de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). Serão disponibilizados pelo INMET, os dados não hidrostáticos do modelo numérico do INMET, em formatos variados. Será realizado também treinamento para os técnicos da CNT, visando à interpretação e o manuseio adequados dos dados meteorológicos fornecidos pelo Instituto.

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) fica responsável pela divulgação do INMET nos produtos e ferramentas desenvolvidos com o uso de dados fornecidos pelo órgão, além de fomentar ações publicitárias junto ao setor de transporte, por meio das plataformas e veículos de comunicação geridos pelo Sistema CNT.

Para o diretor do INMET, Miguel Lacerda a parceria será de grande importância para o órgão e para os usuários do transporte em âmbito nacional, “porque possibilita reduzir ou avisar o usuário do transporte no Brasil sobre as questões meteorológicas. Isso vai ao encontro da nossa diretriz estratégica de tecer com outras entidades parceiras que trabalhem neste sentido”.

A iniciativa faz parte do planejamento estratégico do INMET que visa à valorização das informações do Sistema de Informação Meteorológica (SIM INMET).