INMET E ALERTA RIO AMPLIAM PARCERIA PARA A CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Com a parceria, os usuários podem acessar aos dados de chuva dos pluviômetros do Alerta-Rio e os dados das Estações Meteorológicas do Inmet em uma única plataforma: https://mapas.inmet.gov.br .

Publicado em 28/01/2022 17h14 . Última modificação 31/01/2022 10h07 .


Desde os Jogos Olímpicos de 2016 (RIO 2016), o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o órgão federal responsável pela meteorologia e climatologia no país e o Sistema de Alerta de Chuvas da Prefeitura do Rio de Janeiro (ALERTA-RIO), são parceiros na troca de informações meteorológicas no município do Rio de Janeiro, cujo o objetivo é compor a base de dados das Estações Meteorológicas do INMET, afim de disponibilizar informações de previsão de tempo de maior qualidade para os usuários.

O Sistema do Alerta-Rio conta com uma rede de 33 estações telemétricas espalhadas por todas as regiões do Município do Rio de Janeiro. Deste total de 33 estações, 26 são pluviométricas, ou seja, enviam apenas leituras de chuva. Com a parceria, os usuários podem acessar aos dados de chuva dos pluviômetros do Alerta-Rio e os dados das Estações Meteorológicas em uma única plataforma: https://mapas.inmet.gov.br .

São emitidos pela equipe do Alerta Rio/GEO-RIO avisos de previsão de chuvas intensas para o Município do Rio de Janeiro e os órgãos da Prefeitura envolvidos na mitigação dos danos causados por chuva forte (como Defesa Civil, RioÁguas e outros). Neste caso, a população é informada através dos canais do Alerta Rio na Internet e pela Imprensa.

Veja mais: