Inmet disponibiliza previsão do tempo e balanço hídrico na Plataforma Broto

Parceria com o Banco do Brasil amplia o acesso do produtor rural às informações de tempo e clima

Publicado em 17/11/2022 10h57 . Última modificação 17/11/2022 14h21 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) em parceria com o Banco do Brasil, disponibiliza informações de tempo, clima e balanço hídrico na Plataforma Broto. A partir da seleção do município, é possível localizar dados como temperatura, precipitação, radiação, velocidade do vento, ponto de orvalho, nascer e pôr do sol, previsão do tempo para os próximos dias, além do balanço hídrico para o tipo de solo selecionado.

Esse serviço é fundamental, pois o clima é um fator de incerteza para o produtor rural e o seu acompanhamento é decisivo para o sucesso dos empreendimentos agropecuários. Além disso, a informação de balanço hídrico auxiliará o produtor rural a monitorar a quantidade de água disponível no solo, ajudando-o a controlar a irrigação ou planejar manejos para a evolução vegetativa da lavoura.

Broto é uma plataforma digital do Banco do Brasil voltada aos produtores rurais e ao agronegócio. Entre outras funcionalidades, os usuários da plataforma têm à disposição ferramentas digitais que auxiliam na tomada de decisão para contratação de crédito rural e seguros (agrícola, agrícola faturamento, patrimônio).

A previsão do tempo do Inmet disponível, para o município escolhido, na página inicial da plataforma

O Banco do Brasil e o INMET celebraram, em outubro de 2019, um Acordo e Cooperação Técnica para desenvolvimento de soluções envolvendo dados climáticos. A partir desse acordo trabalharam em conjunto para desenvolver novas soluções junto ao Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária (SISDAGRO), que tem como objetivo apoiar usuários do setor agrícola em suas tomadas de decisão, auxiliando no planejamento e manejo agropecuário.

“Essa parceria é mais um passo do INMET para encontrar valor na financeirização dos dados meteorológicos. A união com o Banco do Brasil é uma construção importante. As ações dessa parceria são só um primeiro passo de um projeto que pode gerar valor para o produtor rural brasileiro a partir dos dados meteorológicos”, disse o diretor do INMET, Miguel Lacerda.

Soluções do Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária (SISDAGRO) disponíveis na plataforma.

Para Antonio Chiarello, Diretor de Agronegócios do BB “a parceria com o INMET/MAPA amplia o desenvolvimento de soluções voltadas para disseminação de informações e dados aos produtores rurais, contribuindo positivamente para os processos de acompanhamento e gestão de todas as etapas do ciclo de produção”.

Para Rogério Pio, Executivo do Broto, é um privilégio para a plataforma disponibilizar essa importante solução aos produtores rurais brasileiros. “O propósito do Broto é reunir, em um só lugar, tudo que o produtor precisa para gerir o seu negócio e tomar boas decisões no dia a dia. Dessa forma, é essencial disponibilizar dados confiáveis sobre clima, evapotranspiração, balanço hídrico e o armazenamento de água do solo. Esse recurso, somado às nossas soluções de loja virtual (produtos e serviços), crédito, seguros, cursos e notícias, torna nosso ecossistema cada vez mais completo e robusto, gerando efetivamente valor à atividade agropecuária”.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: