INMET DISPONIBILIZA PLATAFORMA DE MONITORAMENTO DE ESTIMATIVA DE GEADAS NO BRASIL.

O mapa indica apenas a possibilidade da ocorrência de geada, baseada na temperatura mínima registrada pela Estação Meteorológica automática naquele local.

Por Maisa Pereira de Souza - publicado 22/07/2021 17h01 . Última modificação 23/07/2021 08h33 .


Desenvolvida pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a Plataforma de Monitoramento de possíveis Geadas no Brasil já está disponível para os usuários no portal desde o dia 08 de julho de 2021, na aba Tempo > Geadas Observadas.


A plataforma apresenta um mapa de possíveis ocorrências de geadas baseado nos dados registrados pelas Estações Meteorológicas Automática.


Ao clicar nos balões disponíveis no mapa, conseguimos capturar o dia, a temperatura e a possível ocorrência. Na tabela também são oferecidas as mesmas informações.


No mapa as informações serão agregadas com o decorrer do tempo, além disso é possível pesquisar o registro de geadas, até os últimos 30 (trinta) dias.


É importante ressaltar que o mapa indica apenas a possibilidade da ocorrência de geada, baseada na temperatura mínima registrada pela Estação Meteorológica automática naquele local. Diferentemente das estações convencionais que contam com um observador meteorológico que visualmente constata o fenômeno e faz o registro da ocorrência e sua intensidade.


Acesse em: https://portal.inmet.gov.br/pa...



Figura 1. Possibilidade da ocorrência de geada, baseada na temperatura mínima registrada pela Estação Meteorológica automática




Figura 2. Registrada pela Estação Meteorológica Convencional (com a presença de Observador que visualmente constata o fenômeno e faz o registro da ocorrência e sua intensidade).