INFORMATIVO METEOROLÓGICO SEMANAL Nº 33 (24/08/2020)

Previsão de tempo para o período de 24 de agosto a 09 de setembro de 2020.

Publicado em 24/08/2020 14h00 . Última modificação 24/08/2020 14h10 .

- Precipitação


A previsão de chuva entre os dias 24 e 31 de agosto de 2020 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, a semana deverá ter chuvas em áreas da Região Norte, leste da Região Nordeste e no sul da Região Sul do Brasil.

Na Região Sul, a previsão é de chuva apenas no centro e sul do Rio Grande do Sul com acumulados variando entre 10 e 90 mm.

Na Região Sudeste há previsão de chuva fraca no litoral do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. Essa é a mesma previsão para o litoral leste da Região Nordeste, que deverá ter acumulados de chuva em torno de 10 mm desde o sul da Bahia até o litoral do Rio Grande do Norte.

Na Região Norte os acumulados de chuva deverão variar entre 10 e 70 mm no centro e norte do Pará, norte do Amazonas, Roraima e Amapá.

Na Região do MATOPIBA há uma tendência de chuvas pontuais no norte do Tocantins e no oeste do Maranhão.

Não há previsão de chuva para a Região Centro-Oeste do país.



Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana. Fonte: INMET.

A Figura 2 apresenta a previsão de chuva entre os dias 01 e 09 de setembro de 2020.

De acordo com o modelo de previsão numérica, as chuvas deverão se concentrar nas regiões Sul e Norte e também no litoral leste da Região Nordeste.

Na Região Sul a tendência é de acumulados de chuva em torno de 60 mm principalmente no leste dos estados.

Na Região Sudeste, tendência de chuva em todo o litoral e também no sul de São Paulo porém as chuvas deverão ser fracas, com acumulados variando entre 5 e 20 mm.

No litoral leste da Região Nordeste as chuvas também deverão ficar em torno de 50 mm. A tendência é de acumulados um pouco maiores na Região da SEALBA (região de abrange área dos estados de Sergipe, Alagoas e Bahia) quando comparado com a semana anterior.

Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva deverão ser observados no oeste e norte do Amazonas e em Roraima, com valores em torno de 80 mm.

Não há previsão de chuva na parte central do Brasil, incluindo o MATOPIBA.



Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana. Fonte: GFS.

- Temperatura

As temperaturas deverão ficar em elevação durante o período de 24 a 28 de agosto, especialmente no período da tarde. As manhãs terão uma elevação mais amena nas temperaturas, principalmente no início da semana, com valores bem superior ao dos últimos dias.

A Figura 3 apresenta a previsão de temperatura mínima para o dia 26/08 às 12 UTC (9 horas no horário de Brasília). Observa-se a presença de temperaturas mais baixas desde Santa Catarina até Minas Gerais e o leste de Goiás, incluindo o Distrito Federal. No sul do Paraná as temperaturas mínimas deverão ficar em torno de 5°C. Já no sul do Mato Grosso, as temperaturas mínimas deverão ficar em torno de 26°C.

Há previsão de geada fraca ao amanhecer do dia 25 de agosto no sul de Minas Gerais, na Serra da Mantiqueira em São Paulo e no sul do Paraná.



Figura 3: Previsão de temperatura mínima para o dia 26 de agosto às 9 horas. Fonte: INMET.

Acompanhe a atualização das previsões na página inicial do INMET, onde diariamente, também são divulgados os avisos meteorológicos especiais.

Veja as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias e a Previsão para os próximos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 33/2020 completo:
https://portal.inmet.gov.br/informativos#