INFORMATIVO METEOROLÓGICO SEMANAL Nº 30 (03/08/2020)

Previsão de tempo para o período de 03 a 19 de agosto de 2020.

Publicado em 03/08/2020 12h03 . Última modificação 04/08/2020 10h03 .


- Previsão

A previsão de chuva entre os dias 03 e 10 de agosto de 2020 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, a semana deverá ter chuvas no norte da Região Norte e no leste da Região Nordeste do Brasil.

Na Região Norte, os maiores acumulados de chuva estão previstos para o estado de Roraima, com valores de até 80 mm. No Amapá e no norte do Amazonas e do Pará, os acumulados de chuva deverão variar entre 5 e 60 mm.

Na Região Nordeste, as chuvas mais significativas deverão ficar concentradas na região da SEALBA, que incluiu os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia, com valores entre 5 e 30 mm.

Na Região Sudeste, a previsão indica apenas chuva fraca no Espírito Santo e no nordeste de Minas Gerais.

Não há previsão de chuva entre os dias 03 e 10 de agosto nas Regiões Sul e Centro-Oeste do Brasil, assim como no MATOPIBA, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro e também em grande parte de Minas Gerais.


                                           Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana. Fonte: INMET.

A Figura 2 apresenta a previsão de chuva entre os dias 11 e 19 de agosto de 2020.
De acordo com o modelo de previsão numérica, as chuvas mais significativas são previstas para as Regiões Sul e Norte e também no o leste da Região Nordeste.
Tendência de retorno das chuvas na Região Sul com acumulados de até 100 mm entre o norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Na Região Nordeste a previsão é de chuva no litoral leste, com acumulados variando entre 5 e 50 mm.
Na Região Norte, a tendência é de acumulados de chuva variando entre 10 e 100 mm no norte do Amazonas e do Pará, em Roraima e também no Amapá.
Não há previsão de chuva na região central do Brasil, incluindo a região do MATOPIBA.


                                           Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana. Fonte: GFS.


-Temperatura

As temperaturas deverão ficar estáveis durante o período de 3 a 10 de agosto de 2020.
Em grande parte do centro e sul do Brasil o destaque será a amplitude térmica diária, ou seja, a variação da temperatura ao longo do dia. As manhãs deverão ter temperaturas amenas e, no período da tarde, as temperaturas serão mais elevadas.

Acompanhe a atualização das previsões na página inicial do INMET, onde diariamente, também são divulgados os avisos meteorológicos especiais.

Veja as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias e a Previsão para os próximos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 30/2020 completo:

https://portal.inmet.gov.br/informativos