INFORMATIVO METEOROLÓGICO N° 45/2022

Confira a previsão do tempo entre os dias 21 de novembro e 6 de dezembro de 2022

Publicado em 22/11/2022 17h00 . Última modificação 23/11/2022 14h07 .

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê acumulados de chuva significativos em grande parte do País, desde o noroeste da Região Norte até o leste do Sudeste e Sul, entre os dias 21 e 28 deste mês (figura 1). A atuação de uma frente fria vai favorecer a formação de um corredor de umidade ao longo desta semana.

Por outro lado, em grande parte do Nordeste, principalmente em áreas do norte da Bahia, Ceará e na costa leste da região, o tempo deve permanecer seco.

Previsão por regiões para a 1ª semana 

Para o Norte do Brasil são previstos acumulados de chuva maiores que 20 milímetros (mm) em grande parte da região, com destaque para áreas do noroeste do Amazonas e norte de Roraima, onde podem ocorrer totais superiores a 80 mm. No Tocantins, os volumes podem passar de 50 mm e, em áreas do norte do Pará e do Amapá, o número não deve ser maior que 10 mm.

No Nordeste, os maiores acumulados de chuva vão se concentrar no sul da Bahia, além de áreas do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia). Os volumes podem ultrapassar 40 mm. Nas demais áreas, a previsão é de tempo seco.

No Centro-Oeste, são previstos acumulados de chuva significativos em grande parte do centro-norte de Goiás, Distrito Federal e norte do Mato Grosso, com totais maiores que 50 mm. Em grande parte do Mato Grosso do Sul e do sul de Mato Grosso, também podem ocorrer pancadas de chuva. Nas demais áreas, são previstos acumulados entre 20 e 50 mm.

Já no Sudeste, o avanço de uma frente fria associado a um canal de umidade vai favorecer grandes acumulados de chuva, maiores que 60 mm, em grande parte da região. Em do leste de São Paulo, sul e noroeste de Minas Gerais e norte do Espírito Santo, os volumes podem ultrapassar 80 mm. Nas demais localidades, como no oeste de São Paulo e nordeste de Minas Gerais, os totais de chuva podem ficar entre 20 e 50 mm.

Por fim, no Sul do País, a previsão também indica grandes acumulados de chuva no leste da região, com volumes superiores a 80 mm no oeste do Paraná e Santa Catarina. Já as áreas centrais e o noroeste do Rio Grande do Sul devem registrar baixos acumulados de chuva (menores que 20 mm). Nas demais localidades, os volumes devem ficar entre 20 e 50 mm.

Figura 1: Mapa da previsão de chuva para a 1ª semana (21/11/2022 a 28/11/2022). Fonte: INMET.

Ainda de acordo com o Inmet, entre os dias 29 de novembro e 6 de dezembro, a previsão indica acumulados de chuva significativos, maiores que 50 mm, em grande parte do País (figura 2). Já na Região Nordeste e no noroeste do Amazonas, são previstos volumes de chuva abaixo de 40 mm.

Previsão por regiões para a 2ª semana

No Norte, são previstos acumulados de chuva maiores que 50 mm em praticamente toda a região, com exceção do oeste do Acre, noroeste do Amazonas e sul do Amapá, onde os volumes devem ser inferiores a 40 mm.

No Nordeste, os maiores volumes de chuva ficarão concentrados no oeste do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), com acumulados superiores a 50 mm. Já no centro-norte do Ceará, Rio Grande do Norte e na costa leste da região, com exceção do litoral baiano, não há previsão de chuva. Nas demais áreas, podem ocorrer baixos volumes (inferiores a 30 mm).

No Centro-Oeste, as chuvas podem ultrapassar 50 mm no norte de Goiás, Distrito Federal e grande parte do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. No entanto, no centro-sul de Goiás e sul de Mato Grosso do Sul, os acumulados devem ficar 20 mm e 50 mm.

Já no Sudeste, os maiores totais de chuva podem ocorrer em grande parte de São Paulo e em áreas do centro-sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, com volumes superiores a 50 mm. Nas áreas centrais e no Triângulo Mineiro, as chuvas devem ficar abaixo de 50 mm.

No Sul, a previsão indica baixos acumulados de chuva (menores que 50 mm) em grande parte do Rio Grande do Sul e em áreas do extremo oeste de Santa Catarina e Paraná. Entretanto, em grande parte do Paraná e no leste de Santa Catarina, os volumes devem superar 50 mm.

Figura 2: Mapa da previsão de chuva para a 2ª semana (29/11/2022 a 06/12/2022). Fonte: GFS.

Confira AQUI a previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº 45/2022.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET


Veja mais: