INFORMATIVO METEOROLÓGICO N° 39/2022

Confira a previsão de tempo entre os dias 3 e 18 de outubro de 2022

Publicado em 03/10/2022 16h02 . Última modificação 03/10/2022 16h14 .

Chuva

A figura 1 mostra a previsão de chuva acumulada entre os dias 03 e 10 de outubro de 2022. De acordo com o modelo numérico do Instituto Nacional Meteorologia (Inmet), os maiores acumulados são previstos em áreas do centro-sul de Minas Gerais, sul do Espírito Santo e oeste do Rio Grande do Sul, além da faixa noroeste do Amazonas. Já em grande parte da Região Nordeste e no Tocantins, o tempo ficará seco.

Para o Norte do País, são previstos acumulados de chuva entre 20 e 60 milímetros (mm) no noroeste da região, com destaque para áreas do noroeste do Amazonas e oeste do Acre, onde os acumulados de chuva podem ultrapassar 80 mm. Em grande parte do Tocantins e no nordeste do Pará, não são previstos acumulados de chuva. Já nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos são inferiores a 10 mm.

No Nordeste, não são previstos volumes de chuva em grande parte da região, incluindo áreas da SEALBA (Sergipe, Alagoas e Bahia), havendo predomínio de uma massa de ar quente e seca.

No Centro-Oeste, há previsão de chuva em grande parte da região, com acumulados que podem ficar entre 20 e 60 mm, principalmente no Mato Grosso do Sul. Já em áreas pontuais do oeste e sudeste do Mato Grosso e áreas centrais de Goiás, os acumulados de chuva podem ultrapassar 50 mm. Nas demais áreas, são previstos baixos acumulados de chuva inferiores a 20 mm.

Na Região Sudeste, há previsão de acumulados de chuva significativos, maiores que 50 mm, e que podem ultrapassar 80 mm principalmente em áreas do centro-sul de Minas Gerais e sul do Espírito Santo. Em grande parte de São Paulo e Rio de Janeiro, os acumulados de chuva podem ficar entre 10 e 40 mm. Já no norte de Minas Gerais, a predominância de uma massa de ar seco continuará desfavorecendo a formação de chuva e, nas demais áreas, os acumulados são inferiores a 10 mm.

Por fim, são previstos acumulados de chuva entre 20 e 50 mm em grande parte da Região Sul, com destaque para áreas do norte do Paraná e oeste de Santa Catarina. Já no oeste do Rio Grande do Sul, há previsão de volumes de chuva significativos que podem ultrapassar 80 mm. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos são inferiores a 20 mm, como no oeste de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul. 

Figura 1: Previsão de chuva para a 1ª semana (03/10/2022 e 10/10/2022). Fonte: INMET.

A figura 2 mostra a previsão de chuva entre os dias 11 e 18 de outubro de 2022. De acordo com o modelo de previsão numérica, a semana poderá apresentar maiores acumulados de chuva em grande parte do centrossul do País, com exceção de áreas do Rio Grande do Sul e do noroeste da Região Norte, enquanto a previsão para a Região Nordeste continua indicando tempo seco e sem chuva.

Para a Região Norte, são previstos acumulados maiores que 50 mm no oeste do Amazonas e de Roraima. Em grande parte de Tocantins, Amapá e leste do Pará, não são previstas chuvas durante a semana. Já nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar 30 mm.

Por outro lado, no Nordeste, não há previsão de acumulados de chuva em grande parte da região, com exceção das áreas litorâneas, onde são previstos acumulados de chuva inferiores a 10 mm.

Já Região Centro-Oeste, há previsão de chuva que pode ultrapassar 40 mm em grande parte de Mato Grosso do Sul, centro-sul de Goiás e oeste de Mato Grosso. Nas demais áreas, são previstos acumulados de chuva que podem ficar entre 5 mm e 30 mm.

Na Região Sudeste, os maiores acumulados de chuva significativos podem ocorrer entre as áreas do oeste de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, onde os volumes podem ultrapassar 50 mm. Nas demais áreas, podem ocorrer chuvas de menor intensidade.

Por fim, na Região Sul, são previstos acumulados de chuva significativos em grande parte do Paraná e leste de Santa Catarina, onde os volumes de chuva podem ultrapassar 50 mm. Nas demais áreas, são previstos acumulados de chuva em torno de 5 e 20 mm, enquanto no oeste e sul do Rio Grande do Sul não há previsão de chuva.

Figura 2: Previsão de chuva para a 2ª semana (11/10/2022 e 18/10/2022). Fonte: GFS.

Confira AQUI a previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº 39/2022.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: