INFORMATIVO METEOROLÓGICO N° 35/2022

Confira a previsão de tempo entre os dias 06 e 20 de setembro de 2022

Publicado em 05/09/2022 15h03 . Última modificação 05/09/2022 15h33 .

Precipitação (Chuva)

A previsão de chuva acumulada entre os dias 06 e 12 de setembro de 2022 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, os maiores acumulados estão previstos para as regiões Norte e Sul do País.

Para a Região Norte, são previstas chuvas significativas que podem superar 60 mm no norte amazonense e sul de Roraima. No norte de Roraima e sul do Amazonas, são previstos acumulados de chuva abaixo de 20 mm. Em Tocantins e Acre, não estão previstos acumulados de chuva e, nas demais áreas, os acumulados de chuva poderão ser inferiores a 10 mm.

Em grande parte da Região Nordeste, não são previstos volumes de chuva. Entretanto, na costa leste, o tempo seguirá instável com acumulados que poderão ultrapassar 10 mm. No extremo sul da Bahia, são previstas pancadas de chuva de forma isolada, com valores abaixo de 20 mm.

Em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, a predominância de uma massa de ar seco durante a semana não irá favorecer a formação de nuvens de chuva. Entretanto, no sudeste de São Paulo, o tempo ficará mais instável principalmente no dia 7/09, devido a presença de áreas de instabilidade que se deslocam em direção ao Estado, com volumes de chuvas que poderão chegar aos 60 mm.

Para a Região Sul, áreas de instabilidade deixarão o tempo mais instável e provocarão a ocorrência de acumulados de chuva, que poderão ultrapassar os 60 mm no nordeste do Paraná e norte de Santa Catarina. No extremo sul do Rio Grande do Sul, os acumulados de chuva poderão chegar a 40 mm.

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana (06 a 12/09/2022). Fonte: INMET.


A Figura 2 apresenta a previsão de chuva entre os dias 13 e 20 de setembro de 2022. De acordo com o modelo de previsão numérica GFS, a semana poderá apresentar volumes de chuva significativos no oeste da Região Norte e em áreas das regiões Centro-oeste, Sul e Sudeste.

Para a Região Norte, são previstos acumulados entre 70 e 80 mm no oeste do Amazonas e Acre. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar os 30 mm.

No Nordeste, por sua vez, são previstos acumulados de chuva que podem ultrapassar 15 mm na costa leste da região. Nas demais áreas, não há previsão de chuva.

Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste podem ocorrer baixos volumes de chuva, abaixo de 20 mm em praticamente toda a região, exceto em áreas do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, onde há previsão de pancadas de chuvas que poderão chegar a 120 mm. Enquanto no sul dos Estados do Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo, a previsão é de chuvas isoladas que poderão chegar a 40 mm.

Em grande parte da Região Sul, estão previstos acumulados de chuva, podendo ultrapassar o s 90 mm, principalmente no Paraná e norte de Santa Catarina. Nas demais áreas, as chuvas não deverão ultrapassar 40 mm.

Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (13 a 20/09/2022). Fonte: GFS.



Confira AQUI a previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº 35/2022.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET


Veja mais: