INFORMATIVO METEOROLÓGICO N° 33/2022

Confira a previsão de tempo entre os dias 23 de agosto e 7 de setembro de 2022

Publicado em 22/08/2022 13h24 . Última modificação 22/08/2022 13h58 .

Precipitação (chuva)

A previsão de chuva acumulada, entre os dias 23 e 29 deste mês, é apresentada na figura 1. De acordo com o modelo numérico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os maiores acumulados são previstos para a Região Norte do País, onde devem ser registradas chuvas significativas, podendo superar 80 mm no extremo norte do Pará e oeste do Amapá. 

no norte de Roraima e faixa oeste do Amazonas, são previstos acumulados de chuva abaixo de 70 mm. Em Tocantins, Rondônia e sul do Pará, não são previstos acumulados e, nas demais áreas, eles poderão ser inferiores a 10 mm.


Em grande parte da Região Nordeste, não são previstos volumes de chuva. Entretanto, na costa leste, o tempo seguirá instável com acumulados que poderão ultrapassar 10 mm. No extremo sul da Bahia, são previstas pancadas de chuva de forma isolada, com valores abaixo de 30 mm.


Também em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, a predominância de uma massa de ar seco durante a semana não irá favorecer a formação de nuvens de chuva. No entanto, nEspírito Santo e nordeste de Minas Gerais, são previstos baixos volumes de chuva, que não deverão ultrapassar 30 mm.

Para a Região Sul, o tempo seguirá instável, com acumulados previstos podendo ultrapassar 30 mm no extremo sul do Rio Grande do Sul, principalmente, entre os dias 27 e 28 de agosto. 


Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana (23/08/2022 e 29/08/2022). Fonte: INMET.

A figura 2 apresenta a previsão de chuva entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro de 2022. De acordo com o modelo de previsão numérica GFS, a semana poderá apresentar volumes de chuva significativos no noroeste da Região Norte, costa leste do Nordeste e em áreas da região Sul do Brasil.


Para a Região Norte, são previstos acumulados entre 60 e 80 mm no noroeste do Amazonas e Roraima. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar 50 mm.


No Nordeste, por sua vez, são previstos acumulados de chuva que podem ultrapassar 70 mm na costa leste da região. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar 20 mm.


Em grande parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, não há previsão de chuva
, exceto em áreas de São Paulo e Rio de Janeiro, além do sul de Goiás e de Minas Gerais, onde poderão ocorrer volumes de chuva de até 20 mm.


No Sul, são previstos acumulados de chuva em grande parte da região, podendo ultrapassar 70 mm no litoral, enquanto, no oeste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as chuvas não deverão ultrapassar 50 mm.


Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (30/08/2022 e 07/09/2022). Fonte: GFS.


Confira AQUI a previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as condições observadas no Brasil na última quinzena no Informativo Meteorológico nº 33/2022.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET


Veja mais: