INFORMATIVO METEOROLÓGICO N° 32/2022

Confira a previsão de tempo entre os dias 15 e 30 de agosto de 2022.

Publicado em 15/08/2022 13h36 . Última modificação 15/08/2022 14h16 .

Precipitação (Chuva)

A previsão de chuva acumulada entre os dias 15 e 22 de agosto de 2022 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, os maiores acumulados são previstos em grande parte da Região Sul e na faixa noroeste da Região Norte.

Para a Região Norte, são previstos acumulados de chuva entre 20 e 60 mm no noroeste da região, com destaque para os Estados de Roraima e Amazonas, onde os volumes poderão ultrapassar os 80 mm, principalmente em áreas do noroeste do Amazonas. Em Tocantins, Rondônia e sul do Pará não são previstos acumulados de chuva e nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos poderão ser inferiores a 10 mm.

Na Região Nordeste não são previstos volumes de chuva em grande parte da região. Entretanto, em áreas do SEALBA (Sergipe, Alagoas e Bahia), o tempo segue instável, com acumulados de chuva que irão ultrapassar os 10 mm, principalmente entre os estados de Sergipe e Alagoas. Já no norte do Maranhão, podem ocorrer pancadas de chuva de forma isolada.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, o predomínio de uma massa de ar seco durante a semana continuará desfavorecendo a formação de chuva em grande parte de Goiás, centro e norte do Mato Grosso e Minas Gerais, além de registros de baixa umidade relativa do ar. Entretanto, devido ao deslocamento do sistema frontal principalmente entre quinta (18) e sexta-feira (19/08), há previsão de acumulados de chuva em grande parte do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo e que poderão ultrapassar 30 mm.

Para a Região Sul do país, a passagem de uma frente fria entre os dias 16 e 18/08, favorecerá a ocorrência de chuvas, principalmente entre as áreas do norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e centro-sul do Paraná, com acumulados previstos que deverão ultrapassar os 80 mm. No centro-sul do Rio Grande de Sul e norte do Paraná poderão ocorrer chuvas devido à instabilidade ocasionada pela passagem do sistema frontal e acumulados que poderão ultrapassar 30 mm.

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana (15/08/2022 e 22/08/2022). Fonte: INMET.


A Figura 2 apresenta a previsão de chuva entre os dias 23 e 30 de agosto de 2022. De acordo com o modelo de previsão numérica, a semana poderá apresentar maiores acumulados de chuva na faixa noroeste do país, costa leste do Nordeste e sul da Região Sul.

Para a Região Norte, são previstos acumulados maiores que 50 mm no extremo norte de Roraima e noroeste do Pará. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar os 40 mm. Para o Estado do Tocantins, leste de Rondônia e centro-sul do Pará, não são previstas chuvas durante a semana.

Na Região Nordeste, por sua vez, os maiores acumulados de chuva previstos irão concentrar-se em áreas da costa leste da região e em áreas do norte do Maranhão, com acumulados de chuva previstos que poderão superar os 40 mm em áreas do litoral da Bahia. Nas demais áreas, não são previstos acumulados de chuva.

Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste não são há previsão de chuva, predominando uma massa de ar seco em grande parte da região. No entanto, podem ocorrer baixos acumulados de chuva em pontos isolados em áreas do litoral de São Paulo e norte do Espírito Santo.

Na Região Sul, são previstos acumulados de chuva em grande parte do Rio Grande do Sul e em áreas do leste de Santa Catarina e Paraná, com acumulados que poderão ultrapassar os 30 mm no extremo sul do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas não há previsão de chuvas.

Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (23/08/2022 e 30/08/2022). Fonte: GFS.


Veja a Previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 32/2022 AQUI.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: