Informativo Meteorológico Nº 26 (04/07/2022)

Confira a previsão de tempo entre os dias 04 e 19 de julho de 2022.

Publicado em 07/07/2022 09h00 . Última modificação 08/07/2022 16h22 .


Precipitação

A previsão de chuva acumulada entre os dias 04 e 11 de julho de 2022 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, os maiores acumulados são previstos na faixa norte do país, na costa leste da Região Nordeste e no extremo sul do Rio Grande do Sul.

Para a Região Norte, são previstos acumulados de chuva entre 20 e 70 mm no norte do Amazonas, Roraima, Pará e Amapá. Além disso, o total de chuva pode ultrapassar os 80 mm em áreas do noroeste do Amazonas. Nos estados do Tocantins e Rondônia não são previstos acumulados de chuva e nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos são inferiores a 10 mm.

Na Região Nordeste, não são previstos volumes de chuva em grande parte da região. Entretanto, na costa leste, entre Sergipe e o Rio Grande do Norte, o tempo segue instável, com acumulados previstos que podem superar 20 mm. No SEALBA, os maiores acumulados de chuva são previstos em áreas do estado de Alagoas e Sergipe e com menor intensidade na costa leste da Bahia. Já na faixa norte da região, entre os estados do Maranhão, Piauí e Ceará, podem ocorrer pancadas de chuva de forma isolada.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, a predominância de uma massa de ar seco durante a semana desfavorecerá a formação de chuva em praticamente todos os estados da região.

Para a Região Sul do país, uma frente fria estacionária potencializará a formação de áreas de instabilidade no centrossul do Rio Grande do Sul, com acumulados previstos entre 20 e 50 mm, podendo superar 80 mm em áreas do extremo sul do Estado. Nas demais áreas da região, não há previsão de chuva.

                                         Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana (04/07/2022 e 11/07/2022). Fonte: INMET.


Na Figura 2 é apresenta a previsão de chuva entre os dias 12 e 19 de julho de 2022. De acordo com o modelo de previsão numérica, a semana poderá apresentar maiores acumulados de chuva na faixa norte do país e na costa leste do Nordeste.

Para a Região Norte, são previstos acumulados maiores que 50 mm em grande parte de Roraima, noroeste do Amazonas e no extremo norte do Pará e Amapá. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar os 40 mm e, em áreas do sul da região e no estado do Tocantins, não são previstas chuva durante a semana.

Na Região Nordeste, por sua vez, os maiores acumulados de chuva previstos concentram-se em áreas da costa leste da região, onde os acumulados de chuva previstos poderão ser maiores que 50 mm. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não devem ultrapassar 10 mm.

Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, não são há previsão de chuva em praticamente toda a região, exceto em áreas do litoral de São Paulo e Rio de Janeiro onde podem ocorrer baixos acumulados de chuva em pontos isolados.

Na Região Sul, são previstos baixos acumulados de chuva, em torno de 20 mm, em grande parte dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, além do sul do Paraná, sendo que, em áreas do nordeste do Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina, os acumulados de chuva podem ultrapassar 30 mm.

                                          Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (12/07/2022 e 19/07/2022). Fonte: GFS. 

Temperatura

Para os próximos dias, são previstas temperaturas máximas maiores que 26°C em grande parte do país, podendo ultrapassar os 30°C na Região Centro-Oeste e no centrossul da Região Norte e no oeste do Nordeste. No centrossul do país, as temperaturas máximas devem ficar em torno de 24°C, podendo ser registrados menores valores no sul do Rio Grande do Sul. Em relação à

temperatura mínima, a previsão indica queda das temperaturas mínimas ao longo da semana, principalmente entre os dias 9 e 10 de julho, especialmente em áreas da Região Sul e de altas altitudes da Região Sudeste.

A Figura 3 apresenta a previsão de temperatura mínima para o dia 06 de julho às 6h (horário de Brasília). De maneira geral, as temperaturas deverão variar entre 18°C e 26°C em grande parte das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. No centrossul do país e grande parte do estado da Bahia, a previsão indica temperaturas abaixo de 18°C, podendo chegar a temperaturas mínimas menores que 14°C em áreas de altas altitudes da Região Sudeste, com possível ocorrência de geada, principalmente nos dias 05 e 06 de julho.

                              Figura 3: Previsão de temperatura mínima para o dia 06 de julho de 2022 às 6h (horário de Brasília). Fonte: INMET.



Veja a Previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 26/2022 AQUI.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET


Veja mais: