Informativo Meteorológico Nº 24 (20/06/2022)

Confira a previsão de tempo entre os dias 20 de junho e 05 de julho de 2022.

Publicado em 20/06/2022 15h33 . Última modificação 20/06/2022 15h54 .

Precipitação

A previsão de chuva acumulada entre os dias 20 e 27 de junho de 2022 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, os maiores acumulados são previstos na faixa norte do país, costa leste da Região Nordeste e no extremo sul do Rio Grande do Sul.

Para a Região Norte, são previstos acumulados de chuva entre 20 e 50 mm no norte do Amazonas, Pará e Amapá, podendo superar os 50 mm em algumas áreas. No extremo norte de Roraima, os volumes de chuva podem superar 80 mm. Nos estados do Tocantins, Rondônia e centrossul da região, os acumulados de chuva previstos poderão ser inferiores a 10 mm.

Na Região Nordeste, não são previstos volumes de chuva em praticamente toda a região, exceto na costa leste, com acumulados previstos entre 10 e 40 mm, e podendo superar os 50 mm de forma isolada, entre o leste dos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas, ao longo da semana.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, o predomínio de uma massa de ar seco durante a semana desfavorecerá a formação de nuvens de chuva e acumulados significativos em praticamente todos os estados da região, com exceção de áreas do sudoeste de São Paulo, sul do Mato Grosso do Sul e litoral da Região Sudeste, onde podem ocorrer chuvas em pontos isolados nos primeiros dias da semana.

Para a Região Sul do país, a ocorrência de sistemas frontais a partir do dia 21/06 potencializará a formação de áreas de instabilidade em grande parte do Rio Grande do Sul e Planalto e Litoral sul de Santa Catarina, com acumulados previstos entre 20 e 70 mm, podendo superar 80 mm em áreas do extremo sul do estado do Rio Grande do Sul. Nas demais áreas da região, os acumulados previstos serão inferiores a 10 mm, não descartando a ocorrência de chuvas pontuais e tempestades entre Santa Catarina e Paraná.

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana (20/06/2022 e 27/06/2022). Fonte: INMET.

Na Figura 2 é apresenta a previsão de chuva entre os dias 28 de junho e 05 de julho de 2022. De acordo com o modelo de previsão numérica GFS, a semana poderá apresentar maiores acumulados de chuva em grande parte da faixa norte do país e costa leste do Nordeste.

Para a Região Norte, são previstos acumulados maiores que 50 mm em grande parte de Roraima, noroeste do Amazonas e extremo norte do Pará e Amapá. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar os 40 mm e em áreas do sul da região e no estado do Tocantins, não são previstos acumulados de chuva durante a semana.

Na Região Nordeste, por sua vez, os maiores acumulados de chuva previstos concentram-se em áreas do norte do Maranhão, podendo ultrapassar 50 mm. Na costa leste da região, os acumulados de chuva previstos ficarão em torno de 40 mm. Nas demais áreas do interior do Nordeste, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar 10 mm.

Na Região Centro-Oeste, não são previstos acumulados de chuva em em praticamente toda a região, exceto em áreas do Mato Grosso do Sul, onde as chuvas poderão ocorrer de forma pontual.

Para a Região Sudeste, assim como no Centro-Oeste, não são previstos acumulados de chuva em grande parte dos estados. Porém no estado de São Paulo e áreas do litoral do Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais poderão ocorrer chuvas em pontos isolados.

Na Região Sul, são previstos baixos acumulados de chuva, em torno de 20 mm, em grande parte da região, com destaque para áreas do centro norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sudoeste do Paraná.

Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (28/06/2022 e 05/07/2022). Fonte: GFS.

Temperatura

Para os próximos dias, são previstas temperaturas máximas maiores que 26°C em grande parte do país, podendo ultrapassar os 30°C nas regiões Centro-Oeste, sul da Região Norte e oeste do Nordeste. No centrossul do país, as temperaturas máximas devem diminuir principalmente no final da semana (entre 24 e 25 de junho), com valores menores que 24°C. Assim como para a temperatura máxima, há uma tendência de diminuição das temperaturas mínimas para o final da semana em grande parte do centrossul do país, com temperaturas mínimas menores que 18°C.

A Figura 6 apresenta a previsão de temperatura mínima para o dia 26 de junho às 6h (horário de Brasília). De maneira geral, as temperaturas deverão variar entre 18 e 26°C em grande parte das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. No centrossul do país e grande parte do Estado da Bahia, a previsão indica temperaturas abaixo de 16°C, podendo chegar a temperaturas mínimas menores que 12°C em áreas de altas altitudes da Região Sudeste, e menores que 8°C no Rio Grande do Sul e região serrana de Santa Catarina.

Figura 3: Previsão de temperatura mínima para o dia 26 de junho de 2022 às 6h (horário de Brasília). Fonte: INMET.



Veja a Previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 24/2022 AQUI.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET


Veja mais: