Informativo Meteorológico Nº 22 (06/06/2022)

Confira a previsão de tempo entre os dias 06 e 21 de junho de 2022.

Publicado em 06/06/2022 15h14 . Última modificação 07/06/2022 10h20 .

- Precipitação

A previsão de chuva acumulada entre os dias 06 e 13 de junho de 2022 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, os maiores acumulados são previstos para a faixa norte do país e estados da Região Sul.

Para a Região Norte, são previstos acumulados de chuva entre 20 e 50 mm em grande parte do Amazonas, Pará e Acre. No noroeste do Amazonas, extremo norte do Pará e nos estados de Roraima e Amapá, os volumes de chuva podem superar 100 mm. Nos estados do Tocantins, Rondônia e centrossul do Pará, os acumulados de chuva previstos serão inferiores a 10 mm.

Na Região Nordeste, são previstos volumes de chuva abaixo de 10 mm em praticamente toda a região, exceto no norte do Maranhão, onde poderá ocorrer chuvas próximas a 50 mm e na costa leste da região, onde os acumulados previstos serão entre 10 e 30 mm.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, a predominância de uma massa de ar seco durante a semana não irá favorecer a formação de nuvens de chuva em praticamente todos os estados da região, com exceção de áreas do sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, além de áreas pontuais no Rio de Janeiro, com acumulados previstos de até 50 mm.

Para a Região Sul do país, a passagem de uma frente fria no litoral potencializará a ocorrência de áreas de instabilidade em grande parte da região, com acumulados previstos entre 20 e 50 mm, com exceção do extremo sul do Rio Grande do Sul e leste do Paraná, onde os acumulados de chuva serão inferiores a 20 mm. Já em áreas do oeste do Rio Grande do Sul, sul do Paraná e norte catarinense, são previstas chuvas intensas acompanhadas de ventos, com volumes de chuva variando entre 50 e 100 mm.

                                          Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana (06/06/2022 e 13/06/2022). Fonte: INMET.

Na Figura 2 é apresenta a previsão de chuva entre os dias 14 e 21 de junho de 2022. De acordo com o modelo de previsão numérica GFS, a semana poderá apresentar grandes acumulados de chuva em grande parte do oeste da Região Norte e nos estados do Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná.

Para a Região Norte, são previstos acumulados entre 50 e 150 mm nos estados de Roraima, noroeste do Amazonas e extremo nordeste do Amapá. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar os 40 mm, principalmente em áreas do sul da região e no Tocantins.

Na Região Nordeste, por sua vez, são previstos maiores acumulados de chuva, de até 70 mm, principalmente na costa leste da região. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar os 30 mm.

Na Região Centro-Oeste, as chuvas deverão ser inferiores a 20 mm em praticamente toda a região, exceto em grande parte do Mato Grosso do Sul, onde são previstos acumulados de chuva acima de 50 mm.

Para a Região Sudeste são previstos acumulados de chuva acima de 50 mm, em grande parte do estado de São Paulo e áreas do extremo sul de Minas Gerais. Já em grande parte de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, os acumulados de chuva previstos não irão ultrapassar os 30 mm.

Na Região Sul, os maiores acumulados de chuva previstos se concentrarão no estado do Paraná, podendo superar os 50 mm no oeste do estado. Nas demais áreas, não são previstos acumulados de chuva maiores que 40 mm.

                                     Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (14/06/2022 e 21/06/2022). Fonte: GFS.

- Temperatura 

Para os próximos dias, são previstas temperaturas máximas maiores que 26 °C em grande parte do país, podendo ultrapassar os 30 °C nas regiões Centro-Oeste, sul da Região Norte e oeste da Região Nordeste. No centrossul do país, as temperaturas máximas devem diminuir principalmente no final da semana (entre 11 e 12 de junho), com valores menores que 24 °C. Assim como para a temperatura máxima, o modelo prevê diminuição das temperaturas mínimas ao longo da semana em grande parte do centrossul do país, com temperaturas mínimas menores que 18 °C.

A Figura 6 apresenta a previsão de temperatura mínima para o dia 12 de junho às 6h (horário de Brasília). De maneira geral, as temperaturas deverão variar entre 18 °C e 26 °C em grande parte das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste. No centrossul do país, a previsão indica temperaturas abaixo de 16 °C, podendo chegar a temperaturas mínimas menores que 10 °C em áreas de altas altitudes da Região Sudeste, e menores que 8 °C no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná, com possibilidade de formação de geada nessas áreas a partir do dia 11/06.

                         Figura 3: Previsão de temperatura mínima para o dia 12 de junho de 2022 às 6h (horário de Brasília). Fonte: INMET.



Veja a Previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 22/2022 AQUI.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET


Veja mais: