Informativo Meteorológico Nº 09 (07/03/2022)

Confira a previsão de tempo entre os dias 07 de março e 23 de março de 2022.

Publicado em 07/03/2022 17h00 . Última modificação 07/03/2022 17h04 .
Previsão do Tempo

- Precipitação

A previsão de chuva acumulada entre os dias 7 e 14 de março de 2022 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, os maiores acumulados são previstos em grande parte da Região Norte, parte da Região Nordeste e do centro-oeste do país.

Para a Região Norte, são previstos volumes de chuva intensa em quase toda região, especificamente em grande parte do Pará, do Amazonas, norte de Roraima, Rondônia e Acre que deverá chegar em 200 mm. Para o Tocantins, está previsto chuvas de até 100 mm, enquanto na faixa norte da região, os acumulados devem ficar entre 10 e 80 mm.

Na Região Centro-Oeste, a previsão indica acumulados de chuvas mais intensa e acima de 80 mm na parte norte do Mato Grosso. Em Goiás, os valores não irão ultrapassar os 100 mm, enquanto em Mato Grosso do Sul, são previstos valores de chuva entre 1 e 60 mm.

Na Região Nordeste, são previstos volumes de chuvas intensas na parte norte da região com valores entre 60 e 200 mm no norte do Piauí, no noroeste e sul do Ceará e porção leste e norte do Maranhão. No restante da região, estão previstos acumulados de chuva abaixo de 30 mm, sendo que em algumas localidades do interior nordestino poderá haver ausência de chuva.

Já na Região Sudeste, são previstos acumulados de chuva entre 30 e 80 mm nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Nas demais áreas, a chuva não deve ultrapassar os 10 mm.

Para a Região Sul do país são previstas chuvas intensas em alguns pontos de Santa Catarina, com valores que poderão superar os 100 mm, como é o caso da região litorânea. No Paraná e Rio Grande do Sul, a previsão indica acumulados de chuva entre 30 e 70 mm, entretanto, sobre o sul do Paraná e nordeste e leste do Rio Grande do Sul, as chuvas poderão chegar aos 100 mm.



Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana. Fonte: INMET.


Na Figura 2, é apresentada a tendência de chuva entre os dias 15 e 23 de março de 2022. De acordo com o modelo de previsão numérica GFS, a semana poderá apresentar grandes acumulados de chuva em parte da Região Norte, Nordeste e Sudeste do país.

Para a Região Norte, são previstos acumulados de chuva entre 60 e 200 mm nos estados do Acre, Amazonas, Roraima e Pará principalmente. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar os 60 mm.

Na Região Centro-Oeste, as chuvas deverão ser inferiores a 125 mm em áreas do Mato Grosso. Em Goiás e Mato Grosso do Sul, são esperados menores acumulados de chuva podendo chegar a 70 mm.

Para a Região Sudeste, os acumulados de chuva poderão ultrapassar os 100 mm, principalmente na faixa leste dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Na Região Nordeste, por sua vez, são previstos volumes de chuvas intensas e superiores a 100 mm no Maranhão Piauí e Ceará, enquanto na faixa leste da região os valores de chuva previstos serão inferiores a 70 mm, sendo que no sul da Bahia, em algumas localidades pode não haver registro de chuva.

No MATOPIBA (área que engloba os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os acumulados de chuva previstos poderão variar entre 50 e 80 mm, com exceção no norte do Tocantins, onde as chuvas previstas poderão chegar nos 120 mm.

Na Região Sul, a tendência é de acumulados de chuva entre os 10 e 90 mm em praticamente toda a região.


Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (15 e 23/03/2022). Fonte: GFS.



Veja a Previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 09/2022 AQUI.



O INMET representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.





Acompanhe a atualização das previsões na página inicial do INMET, onde diariamente, também são divulgados os avisos meteorológicos especiais.



Sigam o INMET em suas Redes Sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Youtube: INMET

Twitter: @inmet_

Facebook: INMETBR

LinkedIn:/company/inmetbr

Tiktok: @inmetoficial

Veja mais: