Informativo Meteorológico Nº 08 (21/02/2022)

Confira a previsão de tempo entre os dias 21 de fevereiro a 09 de março de 2022.

Publicado em 21/02/2022 15h27 . Última modificação 21/02/2022 16h38 .

Precipitação

A previsão de chuva acumulada entre os dias 21 e 28 de fevereiro de 2022 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, os maiores acumulados são previstos em grande parte da região Norte e Sul do país.

Para a Região Norte, são previstos volumes de chuvas intensas no oeste do Acre e noroeste do Amazonas e de Roraima, que poderão chegar os 200 mm. Nos estados do Pará e do Amapá, os acumulados de chuva deverão permanecer entre 40 e 100 mm.

Na Região Centro-Oeste, os acumulados de chuvas previstos poderão ocorrer entre 40 e 100 mm no estado do Mato Grosso. Em áreas do Mato Grosso do Sul e Goiás, os valores de chuva previstos não devem ultrapassar os 50 mm.

Na Região Nordeste, são previstos acumulados abaixo de 10 mm em praticamente toda a porção leste da região, enquanto na porção oeste, os acumulados previstos não irão ultrapassar os 100 mm, com destaque para o extremo oeste do estado do Piauí, onde não se descarta a ocorrência de chuvas mais intensas.

Já na Região Sudeste, a previsão indica acumulados de chuva nas regiões central, Zona da Mata e região metropolitana em Minas Gerais, centro-norte do Rio de Janeiro, podendo chegar aos 100 mm. Para o estado de São Paulo, são previstos acumulados de chuva inferiores a 30 mm.

Para a Região Sul são previstos acumulados de chuva mais significativos no litoral sul de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul, com valores entre 70 e 150 mm. No Paraná, a previsão é que os acumulados de chuva não irão ultrapassar os 40 mm.

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana. Fonte: INMET.

A Figura 2 apresenta a tendência de chuva entre os dias 01 e 09 de março de 2022. De acordo com o modelo de previsão numérica GFS, a semana poderá apresentar grandes acumulados de chuva na Região Norte e áreas do Nordeste do país.

Para a Região Norte, são previstos volumes de chuvas intensas que poderão variar entre 80 e 200 mm nos estados do Amazonas, Acre e Roraima. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar os 90 mm.

Na Região Centro-Oeste, as chuvas poderão ultrapassar os 50 mm no Mato Grosso, enquanto em áreas de Goiás e Mato Grosso do Sul, a tendência é de acumulados de chuva entre 10 e 40 mm.

Para a Região Sudeste, por sua vez, são previstos acumulados de chuva que não deverão ultrapassar os 50 mm.

Na Região Nordeste, a tendência é de acumulados de chuvas mais significativos sobre o estado do Maranhão e costa leste do Nordeste, que vai desde o Rio Grande do Norte até o sul da Bahia, com valores entre 60 e 90 mm. No interior da região, são previstos menores acumulados de chuva e que não deverão ultrapassar os 35 mm.

No MATOPIBA (área que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os maiores acumulados de chuva previstos poderão ocorrer no centro-norte do Tocantins, com volumes de chuva variando entre 40 e 80 mm.

Na Região Sul, os volumes de chuva no interior da região não devem ultrapassar os 50 mm. Já na porção leste de Santa Catarina, sul do Rio Grande do Sul e do Paraná, os acumulados devem chegar a 80 mm.

Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (01 e 09/03/2022). Fonte: GFS. 

Veja a Previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 08/2022 AQUI.

Acompanhe a atualização das previsões na página inicial do INMET, onde diariamente, também são divulgados os avisos meteorológicos especiais.

Sigam o INMET em suas Redes Sociais:

Instagram:@inmet.oficial

Youtube:INMET

Twitter:@inmet_

Facebook:INMETBR

LinkedIn:/company/inmetbr

Tiktok: @inmetoficial


Veja mais: