Informativo Meteorológico Nº 07 (14/02/2022)

Confira a previsão de tempo entre os dias 14 de fevereiro a 01 de março de 2022.

Publicado em 14/02/2022 14h33 . Última modificação 14/02/2022 14h59 .

Previsão do Tempo:

 Precipitação

A previsão de chuva acumulada entre os dias 14 e 21 de fevereiro de 2022 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, os maiores acumulados são previstos em grande parte da Região Sudeste, Centro-Oeste e norte do país.

Para a Região Norte, são previstos maiores acumulados de chuva no sul de Tocantins e do Pará, no Acre e no sudeste do estado do Amazonas, com acumulados ficando entre 80 e 200 mm. Períodos de baixos acumulados de chuva continuam previstos para o estado de Roraima.

Na Região Centro-Oeste, os volumes de chuva poderão ocorrer entre 80 e 200 mm em áreas do norte do Mato Grosso e Goiás. Já no estado do Mato Grosso do Sul, os acumulados de chuva previstos não devem passar de 50 mm.

Na Região Nordeste, são esperados acumulados abaixo de 10 mm em praticamente toda a região, com exceção dos estados do Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, com acumulados previstos entre 30 e 100 mm.

No MATOPIBA (área que engloba os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os acumulados de chuva previstos poderão variar entre 40 e 150 mm, principalmente na área do estado do Tocantins.

Já na Região Sudeste, a previsão indica volumes de chuva significativos em grande parte de Minas Gerais, podendo ultrapassar os 150 mm, principalmente no noroeste, central e região metropolitana do estado. Nos demais estados, os acumulados previstos ficam entre 20 e 100 mm. No norte de Minas Gerais e oeste de São Paulo, são previstos acumulados abaixo de 20 mm.

Para a Região Sul do país, não estão previstos grandes acumulados de chuva que ultrapassem os 60 mm, principalmente no estado do Rio Grande do Sul, sul do Paraná e oeste de Santa Catarina. Os maiores volumes, entre 20 e 60 mm, podem se concentrar na porção norte do estado do Paraná.

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana. Fonte: INMET.

Na Figura 2 é apresenta a previsão de chuva entre os dias 22 de fevereiro e 01 de março de 2022. De acordo com o modelo de previsão numérica GFS, a semana poderá apresentar grandes acumulados de chuva em parte da Região Norte, no estado do Maranhão e Piauí e leste da Região Sul do país.

Para a Região Norte, são previstos acumulados entre 50 e 125 mm no Acre, oeste do Amazonas, extremo norte do Amapá e Roraima. Nas demais áreas, os acumulados de chuva previstos não deverão ultrapassar os 60 mm.

Na Região Centro-Oeste, as chuvas deverão ser inferiores a 70 mm em praticamente toda a região. Acumulados de chuva inferiores a 20 mm são previstos para o Mato Grosso do Sul e sul do Mato Grosso, enquanto no estado de Goiás, os acumulados poderão ser um pouco maiores, chegando a 60 mm.

Para a Região Sudeste, os maiores acumulados previstos são para o sul e oeste de Minas Gerais, podendo chegar a 70 mm. No norte de Minas e Espírito Santo, os volumes de chuva previstos serão inferiores a 20 mm. Em São Paulo, o acumulado de chuva previsto é de 25 e 60 mm em grande parte do estado.

Na Região Nordeste, por sua vez, são previstos os menores acumulados de chuva que não deverão ultrapassar os 20 mm em praticamente toda a região, com exceção do estado do Maranhão e Piauí, onde os acumulados previstos poderão chegar a 50 mm.

No MATOPIBA (área que engloba os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os acumulados de chuva previstos poderão variar entre 20 e 50 mm.

Na Região Sul, os volumes de chuva previstos em praticamente toda a região ficarão entre 20 e 50 mm. Na porção leste de Santa Catarina e Paraná, os volumes de chuva poderão chegar a 80 mm.

Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana (22/02/2022 e 01/03/2022). Fonte: GFS.

Veja a Previsão COMPLETA para os próximos 15 dias e as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 07/2022 AQUI.

Acompanhe a atualização das previsões na página inicial do INMET, onde diariamente, também são divulgados os avisos meteorológicos especiais.

Sigam o INMET em suas Redes Sociais:

Instagram:@inmet.oficial

Youtube:INMET

Twitter:@inmet_

Facebook:INMETBR

LinkedIn:/company/inmetbr

Tiktok: @inmetoficial

Veja mais: