GOVERNO FEDERAL ALERTA PARA TEMPESTADES NO DISTRITO FEDERAL, ESPÍRITO SANTO, GOIÁS, MINAS GERAIS E RIO DE JANEIRO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Órgãos do Governo Federal fazem um alerta conjunto para a possibilidade de chuvas intensas e altos acumulados de precipitação na faixa que compreende o Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal.

Publicado em 22/01/2020 09h41 . Última modificação 06/03/2020 09h41 .

GOVERNO FEDERAL ALERTA PARA TEMPESTADES NO DISTRITO FEDERAL,
ESPÍRITO SANTO, GOIÁS, MINAS GERAIS E RIO DE JANEIRO PARA OS PRÓXIMOS DIAS

Órgãos do Governo Federal fazem um alerta conjunto para a possibilidade de chuvas intensas e altos acumulados de precipitação na faixa que compreende o Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro, além do Distrito Federal. A previsão para os próximos dias aponta ainda que os totais pluviométricos podem alcançar de 150 milímetros a 400 milímetros, impactando severamente esses estados. O informe é do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR); do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet); do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden); e do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM).

A nota conjunta é resultante de metodologias de previsão. As recomendações são destinadas a órgãos de proteção e defesa civil estaduais e municipais e a moradores de áreas de risco nas regiões que poderão ser afetadas. Há a possibilidade de ocorrerem desastres naturais como inundações, enxurradas, alagamentos, deslizamentos de terra e corridas de solo.

A projeção é que as chuvas mais intensas deverão começar a cair nesta quarta-feira (22) e podem prosseguir até o final de semana. O detalhamento das áreas mais atingidas pelos temporais ao longo desse período será feito por meio da atualização de avisos e alertas meteorológicos.

É importante lembrar que, dentro da mancha de impactos, há localidades que já estão sofrendo com as chuvas registradas desde a última sexta-feira (17). De acordo com o documento, as áreas com maior probabilidade de ocorrerem desastres são a região metropolitana de Belo Horizonte, a Zona da Mata Mineira e o estado do Espírito Santo.

As agências federais orientam as defesas civis dos estados e municípios a remeterem o alerta aos demais órgãos que compõem seus sistemas de proteção e defesa civil, além de compartilharem as informações com institutos locais de previsão de clima e tempo. Além disso, caberá às defesas civis que atuam nas localidades o envio de alertas aos gestores municipais e às populações vulneráveis.


Veja a Nota Conjunta completa e Orientações à População em:

http://www.inmet.gov.br/portal/notas_tecnicas/2020/RE%20-%20Alerta%20de%20chuvas%20intensas%20200121_2.pdf

Veja ATUALIZAÇÃO da Nota Conjunta em:

http://www.inmet.gov.br/portal/notas_tecnicas/2020/Atualizacao_Alerta_de_chuvas_intensas_200122.pdf


Fonte: Ministério do Desenvolvimento Regional