Forte tempestade atinge centrossul do Brasil a partir desta quarta-feira (5)

Uma frente fria vai provocar fortes rajadas de vento entre o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina na sexta-feira (7)

Publicado em 06/10/2022 13h00 . Última modificação 06/10/2022 13h57 .
Assista: Forte tempestade atinge centrossul do Brasil a partir desta quarta-feira (05/10)!

Uma forte tempestade atinge, nesta quarta-feira (5), toda a Região Sul do Brasil e, também, grande parte do Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo e sul de Goiás e do Mato Grosso. A previsão indica chuvas intensas, ventos fortes, trovoadas e possibilidade de queda de granizo nestas áreas.

Formada por um corredor de umidade vindo da Bolívia e do Paraguai associado ao calor e à umidade, as tempestades seguirão atuando, nesta quinta-feira (6), em todo o Sul do País e, de maneira ainda mais ampla, nos estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo. O sul de Goiás e do Mato Grosso, além do sul e sudoeste de Minas Gerais, também serão afetados.

No oeste, centro e norte do Rio Grande do Sul, o volume de chuva poderá ultrapassar 100 milímetros (mm) na quinta (veja figura 1). Já em Santa Catarina e no Paraná, o acumulado deverá ficar em torno de 80 mm.


Figura 1: Mapa da previsão de chuva para o dia 6 de outubro às 15h (horário de Brasília). Fonte: Inmet.


A previsão ainda indica ventos fortes, com rajadas em torno de 100 km/h, ao longo da faixa litorânea (área um pouco maior do que o litoral) do Rio Grande do Sul e ao sul da faixa litorânea de Santa Catarina (figura 2).


Figura 2: Mapa da previsão de rajadas de vento para o dia 6 de outubro às 18h (horário de Brasília). Fonte: Inmet.


Já na sexta-feira (7), o corredor de umidade, associado à baixa pressão atmosférica, dará origem a uma frente fria, que, associada a um ciclone extratropical, vai provocar fortes rajadas de vento, principalmente, entre o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e, também, no interior do Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e São Paulo, mas com menor intensidade.

Vale destacar que, ainda na sexta-feira, toda a Região Sul, os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, o centrossul de Minas Gerais e de Goiás e grande parte do Mato Grosso também serão afetados.

Na sexta, a previsão indica chuva contínua no nordeste e norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, grande parte de São Paulo e sul de Minas Gerais, com volumes em torno de 70 mm.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: