Fim de semana será de temporais no centrossul do País

A previsão indica tempestades e geadas em áreas da Região Sul.

Publicado em 16/06/2022 10h00 . Última modificação 15/06/2022 16h22 .



A atuação de um cavado ao longo da coluna atmosférica e o processo de formação de uma frente fria provocarão temporais no Rio Grande do Sul entre a noite de quinta-feira (16) e madrugada de sexta-feira (17).

Sexta-feira (17)

A previsão é de chuvas, que podem ser localmente fortes, em todos os Estados da Região Sul, Mato Grosso Sul e no sudoeste de São Paulo.

As chuvas fortes serão acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento e possível queda de granizo.

A Figura 1 mostra a previsão do total de chuva entre às 21h (horário de Brasília) de quinta-feira (16) e às 21h de sexta-feira (17).

Áreas em vermelho indicam previsão de totais de chuva em torno de 60 mm.


Figura 1: Previsão de total de chuva em 24h na noite do dia 17/06/22.


Sábado (18)

A frente fria avança até o litoral norte de São Paulo favorecendo a entrada de uma massa de ar frio pela Região Sul do país. Haverá queda de temperatura em todos os Estados da Região Sul e também em Mato Grosso do Sul e sul do Estado de São Paulo. Além disso há previsão de geada para o Rio Grande do Sul (exceto no litoral).

Domingo (19)

O dia começará com formação de geada moderada nas serras do Sudeste e Nordeste do Rio Grande do Sul e no Planalto sul de Santa Catarina. Há previsão de geada fraca a moderada no sul, centro e oeste do Rio Grande do Sul e no oeste e Meio-Oeste de Santa Catarina.

Na segunda-feira (20) a massa de ar frio perde força na Região Sul e novas áreas de instabilidade podem ocasionar chuvas intensas em áreas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.


Acompanhe as atualizações diárias da previsão de tempo e dos avisos meteorológicos do INMET no portal (https://portal.inmet.gov.br).

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: