Fenômeno La Niña chega ao fim após três anos de duração

Oceano Pacífico deve permanecer em neutralidade durante o outono e início do inverno de 2023 no Hemisfério Sul

Publicado em 09/03/2023 17h21 . Última modificação 10/03/2023 13h05 .

O fenômeno La Ninã chegou ao fim após três anos de duração, conforme previsto pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em notícia publicada em fevereiro. A informação foi confirmada pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA) nesta quinta-feira (9). Com isso, a expectativa é que o Oceano Pacífico permaneça em neutralidade durante o outono e início do inverno de 2023 no Hemisfério Sul.

Temperaturas mais baixas do que o normal no Oceano Pacífico tropical caracterizam o fenômeno La Niña. No entanto, em fevereiro deste ano, as temperaturas abaixo da média da superfície do mar enfraqueceram, ou seja, aqueceram e, atualmente, persistem apenas no Oceano Pacífico central. Por outro lado, em parte do Pacífico oriental, elas ficaram significativamente acima da média.

Ao todo, foram três primaveras consecutivas sob influência do La Niña. O evento atingiu a categoria de nível moderado em alguns meses de 2021, mas, desde setembro daquele ano, permaneceu com intensidade fraca.

Em dezembro de 2022 e janeiro de 2023, os valores de anomalia das temperaturas da superfície do mar (TSM) foram de -0,8°C e -0,7°C, respectivamente, permanecendo na categoria de intensidade fraca. No início de fevereiro deste ano, os valores de anomalia ficaram em torno de -0,5°C, o que já mostrava o enfraquecimento progressivo do evento.

Neutralidade do Oceano Pacífico

Com o fim do fenômeno, as previsões dos modelos de TSM indicam uma transição do La Niña para uma condição de neutralidade nos próximos meses. A condição de neutralidade no Oceano Pacífico Equatorial deve permanecer durante o outono e início do inverno.

As previsões a mais longo prazo indicam um aumento nas chances de configuração de um evento de El Niño entre o final do inverno e início da primavera de 2023. Porém, é importante ressaltar que, quanto mais distante o alcance das previsões, maiores são as incertezas.

La Niña e El Niño

O La Niña é um fenômeno oceânico caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais de partes central e leste do Pacífico Equatorial e de mudanças na circulação atmosférica tropical, impactando os regimes de temperatura e chuva em várias partes do globo, incluindo a América do Sul.

Já no El Niño, ocorre o aquecimento das águas superficiais em áreas do Oceano Pacífico Equatorial.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


Acompanhe detalhes da previsão do tempo e atualização dos avisos meteorológicos AQUI e AQUI.

Para mais informações acompanhe nosso aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: