DIRETOR DO INMET APRESENTA PLANO ESTRATÉGICO A MINISTRA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO (MAPA)

Foram apresentadas, durante a reunião, as mudanças do eixo estratégico do INMET junto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a primeira parceria com o B3, o projeto SIM INMET e discutidos meios de novas parcerias.

Por Viviane Samara Barbosa Nonato - publicado 12/01/2021 15h14 . Última modificação 18/01/2021 15h55 .

Na manhã desta sexta-feira (8), a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, visitou o INMET e participou de Reunião Estratégica para 2021.

Recebida pelo diretor do Inmet, Miguel Novato, a ministra visitou a Sala Cofre do Instituto, onde estão os supercomputadores que abrigam o BNDMET e conheceu o Centro de Análise e Previsão do Tempo, onde é realizada a previsão enviada ao usuário.

Foram apresentadas, durante a reunião, as mudanças do eixo estratégico do INMET junto com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), a primeira parceria com o B3, o projeto SIM INMET e discutidos meios de novas parcerias.

Para Miguel Novato, a ideia é dar valor à informação prestada pelo Órgão. “O foco é a parceria com o público privado, integração e fornecer informações meteorológicas pelo seguro paramétrico”. O seguro paramétrico funciona baseado na definição de parâmetros para a ocorrência de eventos naturais. Trata-se de um modelo diferente do tradicional, que é estabelecido em virtude da ocorrência de um evento climático.

A ministra elogiou o serviço prestado pelo Inmet à sociedade brasileira e os esforços realizados em junho, no monitoramento do Ciclone Bomba em Santa Catarina e o apoio à Defesa Civil. Durante o encontro, questionou sobre a instalação de novas Estações Meteorológicas nos estados, sugeriu a criação de projetos em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e que esses sejam apresentados para emendas parlamentares.

“Temos que melhorar nossa estrutura com coisas novas e seguir crescendo”, afirmou Tereza Cristina.


Diante de todos os pontos discutidos durante a reunião, é esperado um futuro bem positivo e revolucionário para o INMET.

Por fim, o secretário especial do Ministério da Economia Caio Andrade, afirmou “Estou disposto a melhorar a gestão, tudo que foi apresentado será muito bom para crescimento do Instituto e sua visibilidade”, disse.

Participaram da reunião: a equipe de coordenação do INMET, o secretário de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação - SDI/MAPA, Fernando Camargo, secretário adjunto da SDI/MAPA, Pedro Alves Corrêa Neto, o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Caio Mário Paes de Andrade, junto do assessor e chefe de gabinete, Robinson Margato.