DADOS METEOROLÓGICOS DO INMET SERÃO FORNECIDOS À UNIÃO NACIONAL DA BIOENERGIA.

A iniciativa faz parte do planejamento estratégico do INMET que visa à valorização das informações do Sistema de Informação Meteorológica (SIM INMET).

Por Maisa Pereira de Souza - publicado 02/07/2021 14h38 . Última modificação 02/07/2021 14h49 .


A estratégia inicial do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) tem sido a busca por novas parcerias e fechamentos de acordos técnicos, com intuito de atuar de forma conjunta com instituições para o aprimoramento do monitoramento e elaboração de previsões de eventos meteorológicos, pesquisas, desenvolvimento e inovação, colocando em prática o Sistema Nacional de Meteorologia (SNM).


Dessa vez, a conquista foi a parceria com a União Nacional da Bioenergia (UDOP). O INMET disponibilizará para a UDOP, os dados das Estações Meteorológicas Automáticas e em troca será feita pela UDOP a divulgação quanto ao uso dos dados e serviços oferecidos pelo INMET, tornando-se mais conhecido, importante e abrangente o trabalho que é prestado pelo Instituto.


A UDOP - União Nacional da Bioenergia foi fundada em 1985, é uma entidade com foco na qualificação profissional e no estímulo à inovações tecnológicas para o setor de bioenergia. Foi idealizada com o propósito de propiciar a troca de informações, além de capacitar profissionais para as unidades e proporcionar a troca de conhecimentos e informações através das reuniões dos comitês técnicos instituídos.


"A UDOP enxerga nesta parceria com o INMET uma ótima oportunidade de suas associadas e parceiros se valerem da expertise de um dos Institutos mais sérios quando o tema é meteorologia no Brasil, com boletins, dados meteorológicos, previsões do tempo, imagens de satélite e uma infinidade de boletins climatológicos e balanços que muito vão contribuir para a tomada de decisão por parte das usinas em suas estratégias para a safra de cana-de-açúcar. Além disso, vemos uma sinergia muito grande entre os propósitos da UDOP, de disseminar conhecimento e novas tecnologias através de seus eventos e o excepcional time formado pelo INMET capitaneado pelo grande amigo Miguel Ivan Lacerda, que passarão a fazer parte efetiva, de um exército de especialistas que participam de nossos eventos", relatou o presidente da UDOP, Amaury Pekelman.


Para o diretor do INMET, Miguel Lacerda “a meteorologia deve se aproximar do produtor. A UDOP é representante de um grupo importante de produtores, por isso a importância de uma aproximação. Se relacionar com a parte produtiva é um passo positivo, pois conseguimos chegar ao usuário final. É um prazer, uma felicidade para o órgão ter a UDOP no seu grupo de parceiros”, disse.