CONFORME PREVISÃO DO INMET, BRASIL REGISTRA TEMPERATURAS BAIXAS E GEADA AMPLA.

As temperaturas foram mais extremas nos dias 29 e 30/06. Confira a Previsão do tempo para os próximos dias.

Publicado em 30/06/2021 16h34 . Última modificação 30/06/2021 20h52 .



Desde a última sexta-feira (25/06) o Inmet vem divulgando em seu portal e em suas redes sociais (Instagram e Twitter), informações sobre a intensa massa de ar frio que chegou ao Brasil no domingo, dia 27/06.



As temperaturas foram mais extremas nos dias 29 e 30/06 (terça e quarta-feira), quando também foram registradas geadas em áreas da Região Sul, além de municípios nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, no sul de Goiás e na Serra da Mantiqueira em Minas Gerais.


A Figura 1 apresenta o mapa com as temperaturas mínimas no dia 30/6 às 7h (horário de Brasília). Observa-se que, a massa de ar frio (tons de azul e roxo) atingiu também a região Norte (fenômeno conhecido como friagem), com temperaturas menores que 14°C no sul do Amazonas e do Acre, por exemplo.



Figura 1: Temperatura Mínima registrada no dia 30 de junho de 2021 às 07 h (horário de Brasília).



Além de geada, também houve registro de neve nos dias 28 e 29/6 (segunda e terça-feira) nas áreas serranas de divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina, na serra do sudeste no Rio Grande do Sul, onde o fenômeno não é muito comum, e no Planalto Sul do Paraná.



Muitas estações meteorológicas da Região Sul registraram no dia 29/06 as menores temperaturas de 2021. É o caso de Bom Jardim da Serra (SC) com -7,5°C; São Joaquim (SC) com -4,1°C; General Carneiro (PR) com -3,9°C e São José dos Ausentes (RS) com -2,9°C.


As temperaturas mínimas registradas na manhã de hoje (30/6) foram as menores do ano de 2021, até o momento, em diversas estações meteorológicas do Inmet. A Tabela 1 apresenta alguns desses valores.



Nos estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo, além de menor temperaturas em 2021, outros recordes foram observados. A Tabela 2 apresenta um resumo desses valores de temperatura mínima.





PREVISÃO PARA OS PRÓXIMOS DIAS



O amanhecer do dia 01/07 (quinta-feira) ainda será marcado pelo frio no sul do Amazonas, Acre, Rondônia, centro e sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e nas regiões Centro-Oeste e Sul do Brasil. Ainda estão previstas geadas, de intensidade moderada a forte, em praticamente toda a Região Sul, além do Mato Grosso do Sul, São Paulo, Serra da Mantiqueira e no sul e Triângulo de Minas Gerais e no sul de Goiás. No dia 02/07, o frio persiste, porém a intensidade das geadas tende a variar de fraca a moderada.



Para o próximo final de semana (dias 03 e 04/07), as temperaturas ainda deverão permanecer baixas em grande parte do centrossul do Brasil. No entanto, especialmente na Região Sul, não são previstas temperaturas negativas em área tão ampla. Apesar disso, ainda persiste a condição favorável à formação de geada moderada nas áreas de maior altitude entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Nas demais áreas dos estados gaúcho e catarinense (exceto o litoral), há previsão de geada fraca, condição que se estende ao centrossul do Paraná e Serra da Mantiqueira (em São Paulo e Minas Gerais). Ainda há possibilidade de geada fraca e isolada no sul do Mato Grosso do Sul e norte do Paraná (se prolongando na divisa com São Paulo).



Todas as informações de previsão de tempo e Avisos Meteorológicos sobre onda de frio, geada e neve, por exemplo, estão disponíveis na palma da sua mão. Baixe agora o aplicativo do Inmet, disponíveis para Android e IOS nas lojas:


Google Play : AQUI

App Store: AQUI



O Aplicativo INMET de Previsão do Tempo é o único aplicativo no Brasil onde o usuário recebe a notificação dos Avisos assim que publicados pelos Meteorologistas do Inmet.


A Figura 2 mostra a tela de um celular com a previsão de tempo e o aviso de “Onda de Frio” para a cidade de Brasília.





Figura 2: Tela do aplicativo do Inmet com avisos para a localização do usuário.




As previsões detalhadas e os Avisos Meteorológicos Especiais podem ser acessadas no portal do Inmet: https://portal.inmet.gov.br/ e em nossas redes sociais:




Twitter: @inmet_




Instagram: @inmet.oficial