Ciclone provoca chuvas intensas e ventos fortes na Região Sul e em São Paulo a partir de hoje (9)

A previsão também indica formação de geada em áreas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná entre quinta (11) e sexta-feira (12).

Publicado em 09/08/2022 15h09 . Última modificação 10/08/2022 08h57 .

A formação de uma frente fria, associada a um ciclone extratropical, vai ocasionar, a partir desta terça-feira (9), chuvas intensas e ventos que podem passar de 100 km/h no leste da Região Sul e em parte do sudeste de São Paulo.

A figura 1 (abaixo) representa a previsão do campo de pressão atmosférica entre os dias 9 e 11/8. A letra B indica a região de formação e deslocamento do ciclone.


Figura 1: Mapa de previsão de pressão atmosférica entre os dias 9 e 11/8. Fonte: INMET. 


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos de grande perigo (vermelho) para fortes chuvas (figura 2) e ventos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Da mesma forma, foi publicado aviso vermelho para o litoral de São Paulo, que também será atingido por ventos intensos.

Acompanhe os avisos abaixo:

Aviso vermelho de Chuvas Intensas

Aviso vermelho de Ventos Costeiros

Aviso vermelho de Ventos Costeiros (2)

Figura 2: Previsão de chuvas intensas no leste de SC, litoral norte do RS e litoral sul do PR.


A previsão indica, também, uma pequena chance de ocorrência de neve na serra catarinense nesta quarta-feira (10).

Com a passagem da frente fria, o ar frio ainda possibilita a formação de geada, entre quinta (11) e sexta-feira (12), em áreas da Região Sul (serras gaúcha e catarinense, planalto sul do Paraná e planalto catarinense), no sul de Minas Gerais e no Triângulo Mineiro. No sul do Mato Grosso e no nordeste de São Paulo também há pequena possibilidade de geada.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

Para mais informações, acompanhe o portal oficial. A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: