Chuvas intensas continuam no litoral da Região Nordeste durante a semana

Os maiores volumes de chuva estão previstos para os dias 09, 10 e 11/06, entre o litoral de Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Publicado em 07/06/2022 11h09 . Última modificação 07/06/2022 11h21 .

Entre hoje (07) e domingo (12), as condições meteorológicas permanecerão favoráveis à continuidade das chuvas em todo o leste da Região Nordeste do Brasil.

Os maiores volumes de chuva (com acumulados acima de 60 mm/dia) são previstos para os dias 09, 10 e 11/06, entre o litoral de Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Nesse mesmo período as chuvas também tendem a se intensificar no recôncavo baiano (incluindo a capital, Salvador).

As previsões serão atualizadas pelo INMET para melhor previsibilidade e eventualmente, melhor delimitação das áreas suscetíveis a ocorrência de maiores totais de chuva (com acumulados expressivos), especialmente no litoral de Pernambuco, Alagoas e de Sergipe

Fatores como a alta convergência de umidade vinda do oceano Atlântico, associada à passagem de frentes frias pelo litoral da região, bem como o padrão de circulação dos ventos em altos níveis da atmosfera e a anomalia da temperatura da superfície do mar (águas mais quentes do que o normal), deverão manter o tempo instável e chuvoso desde o litoral até o agreste, principalmente entre os estados de Sergipe até a Paraíba.

A Figura 1 apresenta a previsão de chuva acumulada (mm) para a Região Nordeste, no período de 07 a 12 de junho. Áreas na cor vermelha indicam totais de chuva de 80 mm a 150 mm entre o entre Pernambuco e a Paraíba.

Figura 1: Mapa de previsão de chuva acumulada (mm) entre os dias 07 e 12/06.



Acompanhe aqui a atualização desta nota.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET

Veja mais: