Chuva e massa de ar frio avançam pela Região Sul nos próximos dias

Os maiores totais de chuva estão previstos para domingo (29) no Rio Grande do Sul, com previsão de quedas nas temperaturas no início da semana.

Publicado em 27/05/2022 11h48 . Última modificação 27/05/2022 14h13 .

A passagem de uma frente fria na Região Sul provocará chuvas intensas entre hoje (27) e amanhã (28), na metade norte do Rio Grande do Sul, sul e centro-oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná.

No domingo (29), as pancadas de chuva poderão ser mais intensas, acompanhadas de rajadas de vento, descargas elétricas e possível queda de granizo, no norte do Rio Grande do Sul e no sul e oeste de Santa Catarina.

A Figura 1 apresenta o total de chuva previsto entre hoje (27) e domingo (29). Áreas em tons de rosa indicam totais de chuva entre 150 mm e 200 mm.



                                                                         Figura 1: Mapa da precipitação acumulada (mm) até o dia 29 de maio.

A chegada de uma nova massa de ar frio favorecerá a queda acentuada de temperatura em áreas da Região Sul a partir de segunda-feira (30). Nesse dia, a previsão indica temperaturas mínimas entre 3°C e 5°C no extremo sul e no Planalto Sul do Rio Grande do Sul.

A Figura 2 apresenta a previsão de temperatura mínima para o dia 31 de maio às 6h (horário de Brasília). Áreas em tons de azul escuro e roxo indicam temperaturas variando entre 2°C e 8°C.



                                                  Figura 2: Mapa da temperatura mínima (°C) às 06h (horário de Brasília) do dia 31 de maio.



O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


Para informações meteorológicas sobre o continente, consulte o INMET em seu site: portal.inmet.gov.br e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET


Veja mais: