BALANÇO DO COMPORTAMENTO DA CHUVA, TEMPERATURA E UMIDADE RELATIVA DO AR NO DISTRITO FEDERAL EM MAIO DE 2021

Confira as condições registradas durante o mês de maio/2021 e o comparativo com maio/2020.

Publicado em 08/06/2021 10h51 . Última modificação 08/06/2021 10h57 .
  1. Chuva e Temperatura

Em maio, o total mensal de chuva variou de 0,0 (Águas Emendadas e Brazlândia) a 4,8 (Paranoá), ficando assim, abaixo da Normal Climatológica (29,7mm) em todas as Estações do Distrito Federal, conforme ilustrado na Figura 1. Os volumes de chuva ocorridos no DF não superaram 17% da climatologia para o período em nenhuma das estações, sendo que em duas delas (Águas Emendadas e Brazlândia) nem sequer houve registro de chuva, como já havia sido citado acima.

Situação diferente da observada em maio de 2020, quando os volumes de chuva ficaram dentro da média ou acima nas Estações de Brasília, Águas Emendadas e Paranoá, sendo que na região do Gama e de Brazlândia as chuvas ficaram abaixo da climatologia para o período sendo 11,0 mm e 12,0 mm respectivamente. De forma geral, observou-se que maio de 2021 choveu menos do que o mesmo mês do ano anterior.

Ainda com relação à chuva, verificou-se que o maior volume em 24 horas foi de 4,0 mm, registrado na manhã do dia 09 na Estação de Brasília (Sudoeste) e, ao longo do mês, foram apenas cinco dias com chuva no DF.

De maneira geral, além do baixo volume, notou-se que as chuvas foram mal distribuídas ao longo do mês na capital Brasília. A presença de uma massa de ar, relativamente seca, inibiu a formação de nuvens e consequentemente, desfavoreceu a ocorrência de chuva, conforme ilustrado na Figura 2 (Estação Automática do Sudoeste). A exceção foi o dia 09, quando choveu 4,0 mm na capital. Outro fator que pode ter inibido à ocorrência de chuva foi a ausência de sistemas frontais sobre o DF, sistemas esses que nessa época do ano podem aumentar o teor de umidade e favorecerem a ocorrência de chuvas em alguns instantes.

Figura 1 – Total mensal de chuva em Brasília e nas demais estações meteorológicas do INMET no Distrito Federal em abril de 2021 e a respectiva Normal Climatológica Provisória (2000-2018).

Confira o Balanço completo das Condições de tempo em Brasília-DF no mês de Maio/2021AQUI.