Balanço das Condições do Tempo em Abril de 2022 em Minas Gerais

Abril foi um mês de temperaturas elevadas, na média. Os valores ficaram acima da climatologia mensal em praticamente todo o estado.

Publicado em 05/05/2022 10h25 . Última modificação 05/05/2022 16h05 .

Abril apresentou comportamento condizente com a transição entre a estação chuvosa e a seca. No início do mês, as chuvas ocorreram em forma de pancadas isoladas no centro-sul e oeste mineiro, migrando para a faixa norte e leste em meados do mês, porém com redução na frequência e intensidade, se tornando totalmente escassas no fim do mês.

A figura 1(a) mostra o total mensal acumulado em abril de 2022 e a 1(b) a média histórica mensal para abril, referente ao período 1991-2020. Verifica-se que prevaleceram valores abaixo da média em todo o estado. Totais mensais acima de 100 mm foram observados em localidades isoladas do Campo das Vertentes, Zona da Mata e Sul.

Figura 1: (a) precipitação acumulada em abril /22 e (b) climatologia de chuva para abril (1991-2020).

Comportamento das temperaturas:


Abril também foi mês de temperaturas elevadas, na média, os valores ficaram acima da climatologia mensal em praticamente todo o estado. Contudo, uma massa de ar frio atuou em parte da Região Sudeste, provocando ligeira queda nas temperaturas entre os dias 15 e 18, aproximadamente, na qual foram registradas as menores temperaturas do ano, até o momento, tanto na capital, quanto no estado.

No dia 16, a Estação Automática do Cercadinho registrou 11,9ºC. Esta Estação fica localizada na parte mais alta de Belo Horizonte. No mesmo dia, Maria da Fé, registrou 2,5ºC, com ocorrência da primeira geada do ano na cidade.

Resumo da Capital:


O gráfico abaixo apresenta o resumo do comportamento das temperaturas e chuvas em Belo Horizonte durante o mês de abril. Observa-se que na média, as temperaturas estiveram acima da média histórica. O total de chuva acumulado foi aproximadamente 53% da média climatológica para abril, ficando com chuvas abaixo da média. Lembrando que a partir deste mês estamos usando a climatologia atualizada, referente ao período 1991-2020.

Confira o BALANÇO COMPLETO AQUI.

O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.


A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET


Veja mais: