Atualização: Chuvas Fortes persistem na Região Nordeste nos próximos dias

Os volumes mais elevados podem ocorrer no litoral de Alagoas e Pernambuco.

Publicado em 20/05/2022 16h36 . Última modificação 20/05/2022 16h45 .

Persistem as condições meteorológicas favoráveis à ocorrência de chuvas no leste da Região Nordeste do Brasil, principalmente os litorais de Alagoas e Pernambuco entre hoje (20/05) e durante todo o final de semana (dias 21 e 22/05). Destaca-se que, em partes do interior de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Piauí também há previsão de chuvas pontualmente fortes.

Desde ontem (19/5), o avanço de um sistema frontal pelo leste da região favoreceu o aumento das instabilidades e, chuvas volumosas já foram registradas.

As atualizações das previsões de tempo indicam que os volumes mais elevados (podendo ultrapassar os acima os 100 mm) podem ocorrer no litoral de Alagoas e Pernambuco. Além disso, há uma tendência de que as chuvas também ocorram no leste dos estados de Paraíba e do Rio Grande do Norte, especialmente a partir do dia 21/05 (domingo). O início da próxima semana (dias 23 e 24/05) tende a permanecer chuvoso.

A Figura 1 mostra o mapa da previsão de chuva acumulada (mm) para o Nordeste, no período de 20 a 21 de maio. Áreas na cor vermelha os totais de chuva são de 60 mm a 90 mm entre o leste de Alagoas e Pernambuco. 

                                                               Figura 1: Mapa da previsão da precipitação acumulada (mm) no período de 20 a 21/05.


O INMET é um órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso portal, aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: INMET



Veja mais: