AgroClima Summit 2021: Diretor do INMET destaca importância da financeirização do dado meteorológico

O SIM INMET é a solução meteorológica para reduzir os riscos.

Publicado em 09/11/2021 14h43 . Última modificação 14/12/2022 11h48 .

Na manhã desta terça-feira (9), o diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Miguel Ivan Lacerda de Oliveira, participou do AgroClima Global Summit 2021, evento paralelo ao AgroBIT Brasil Evolution, um dos maiores eventos do país focados em inovação para o setor do agronegócio.

Com o objetivo de discutir o impacto das mudanças climáticas na produção agrícola, as tecnologias de dados e previsão e apresentar as oportunidades de aumentar a produtividade da agricultura brasileira no futuro, a cerimônia contou com a participação de várias instituições importantes como apoiadoras, além de especialistas nacionais e internacionais.

Em seu discurso, o diretor do Instituto destacou a importância da criação de um sistema de financeirização do dado meteorológico a partir da ideia de incorporar na sociedade novas formas de se conviver com a meteorologia.

“As mudanças meteorológicas são a grande fronteira da produtividade uma vez que não foi incorporado na sociedade como conviver de forma direta com a meteorologia. O que é necessário é comercializar a informação meteorológica para reduzir os riscos. No INMET estamos tentando criar o primeiro modelo desse sistema de financeirização com o aplicativo. Além disso, a principal solução que temos hoje no Instituto é o Sistema de informação meteorológica (SIM INMET), ou seguro paramétrico”, explicou.

SIM INMET

Enquanto órgão oficial responsável pela Meteorologia e Climatologia no país, o INMET, junto à BRASIL, BOLSA, BALCÃO (B3 S.A.), uma das maiores empresas de infraestrutura de mercado financeiro no mundo, com atuação em ambiente de bolsa, balcão e agora seguros, resolveram trabalhar de forma conjunta na construção de produtos que contenham Dados Meteorológicos que auxiliem a tomada de decisão do setor produtivo, financeiro e de seguros.

A iniciativa se trata de um planejamento estratégico do INMET que visa valorizar as informações do Sistema de Informação Meteorológica (SIM INMET) e fomentar o mercado de seguros de índices paramétricos a partir dos dados fornecidos pelo aplicativo desenvolvido para Android e IOS.

“Na coleta de dados, se preza a qualidade do dado meteorológico. Hoje, todas as informações de estações meteorológicas são sintetizadas no INMET, que envia esses dados para os modelos globais de previsão. Acessando o aplicativo do INMET, os produtores rurais tem acesso a previsão de 7 dias, utilizando o modelo de tecnologia mais assertivo do mundo, disponível no celular”, explicou Miguel. “Com a nova atualização, a ser lançada no próximo dia 18, o aplicativo irá possibilitar, pela primeira vez, que a previsão seja feita para 6 meses.”


Acompanhe o portal oficial do INMET. A previsão de tempo e os avisos meteorológicos são divulgados diariamente em nosso aplicativo e redes sociais:

Instagram: @inmet.oficial

Twitter: @inmet_

Facebook: @INMETBR

Tiktok: @inmetoficial

Youtube: c/INMETOFICIAL

LinkedIn: company/inmetbr

Veja mais: