Portal do Governo Brasileiro

CONSULTA PÚBLICA nº 01/2018

09 Out, 2018

O Diretor do Instituto Nacional de Meteorologia no uso de suas atribuições conferidas pelas Portarias 1.650 de 09/08/2016 e 522 de 04/04/2018, torna pública, nos termos do art. 39 da Lei 8.666 de 21/06/1993, comunica que está aberta a CONSULTA PÚBLICA sobre a escolha da proposta mais vantajosa para contratação de empresa especializada em Tecnologia de Informação para fornecimento de uma Solução (hardware e software) de Processamento Computacional de Alto Desempenho (High Performance Computing – HPC). A solução deverá ser apresentada em arquitetura de lâminas (blade system) incluindo a prestação de serviços de instalação, configuração, homologação, testes e treinamento na tecnologia destes produtos, bem como garantia de 36 (trinta e seis) meses, de acordo com as condições e especificações constantes do Termo de Referência e em seus respectivos anexos.

REGULAMENTO DA CONSULTA PÚBLICA nº 01/2018

1. Objetivos

A Consulta Pública de que trata este Regulamento, tem por objetivo colher contribuições e informações que subsidiarão a modelagem jurídica, técnica e econômico-financeira do projeto fornecimento de uma Solução (hardware e software) de Processamento Computacional de Alto Desempenho (High Performance Computing – HPC). A solução deverá ser apresentada em arquitetura de lâminas (blade system) e inclui a prestação de serviços de instalação, configuração, homologação, testes e treinamento na tecnologia destes produtos, bem como garantia de 36 (trinta e seis) meses.

O INMET, procura manter uma política de modernização tecnológica constante, que atenda aos sistemas implementados e também às novas aplicações, e precisa expandir a capacidade computacional do equipamento Altix ICE X (utilizado no processo operacional).

Para atender essas demandas, adicionando ao cluster que o compõe, nodes (nós) computacionais de diferentes capacidades e integrados ao sistema existente de gerenciamento, monitoração e acesso. Para isso, e considerando que os profissionais e técnicos da CGMN estão familiarizados e treinados na administração e uso dos equipamentos já instalados; a expansão trará ganho imediato de desempenho dispensando processos de migração de aplicações e reinstalação de sistemas, o equipamento e serviços do fabricante tem oferecido excelentes níveis de disponibilidade e atendimento às expectativas operacionais do órgão. Atualmente há grande urgência em implementar novas aplicações e oferecer novos produtos.

O resultado dos estudos mostra que a expansão oferecerá o melhor resultado para o INMET e dará continuidade de uso a uma tecnologia de última geração, bem como, ainda manterá a padronização do ambiente e equipamentos.

A outra vantagem de expandir o equipamento atual é o seu total aproveitamento em adição ao novo que será instalado. Tendo como resultado um produto final único com a capacidade computacional contígua que permita uma única aplicação utilizar toda a capacidade do sistema ou flexível o suficiente para permitir que diversas aplicações concorrentes e até mesmo integradas sejam executadas em paralelo.

2. Participação

Poderão participar desta Consulta Pública pessoas físicas ou jurídicas interessadas na matéria.

Os interessados em participar poderão fazê-lo analisando os documentos que estarão disponíveis no site do INMET(http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=home/page&page=editais#tabs-11), a partir de 09 de outubro de 2018.

As contribuições deverão ser feitas por escrito, obedecendo ao formulário disponível no site, e enviadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, até o dia 18/10/2018, por meio do seguinte endereço eletrônico: consultapublica.inmet@inmet.gov.br. As contribuições também poderão ser protocoladas no Instituto Nacional de Meteorologia - INMET, no Eixo Monumental Sul Via S-1, Edifício SEDE, Setor Sudoeste Econômico – Brasília/DF, em mídia eletrônica (CD ou pendrive). Somente serão apreciadas pelo NMET as contribuições que contenham identificação do participante e contato (telefone ou e-mail) e que estejam devidamente inseridas no formulário padrão (disponível no site do INMET juntamente com os demais documentos da Consulta Pública).