TEMPORAIS COM CHUVAS E VENTOS FORTES NO CENTROSSUL DO BRASIL ENTRE OS DIAS 24 E 26 DE OUTUBRO DE 2020

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e o Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) emitem nota conjunta de previsão de chuvas fortes

Publicado em 23/10/2020 18h52 . Última modificação 23/10/2020 19h22 .


O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) esclarecem que entre o sábado (24/10), principalmente no período da tarde, e a segunda-feira (26/10), existem condições de ocorrência de chuva forte, com valores que podem atingir 100 mm em 24 horas no centro-leste de Minas Gerais (incluindo a capital), no Espírito Santo e no sul da Bahia. Em função desses prováveis acumulados pluviométricos é alta a possibilidade de ocorrência de deslizamentos de terra pontuais assim como de eventos hidrológicos rápidos, como alagamentos de ruas ou transbordamentos de pequenos córregos nas regiões mencionadas. Estas chuvas fortes poderão vir acompanhadas de rajadas de vento e eventual queda de granizo.


Haverá também, durante o final de semana, a formação de um sistema ciclônico sobre o Oceano Atlântico ao sudeste dos Estados de Rio de Janeiro e Espírito Santo que, de acordo com Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), poderá deixar o mar agitado, com ondas, em alto-mar, com alturas previstas de até 4,0 metros.


Além disso, entre os dias 25 e 26/10, um sistema frontal associado ao aprofundamento de uma área de baixa pressão atingirá o Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai e criará condições para a ocorrência de chuvas fortes e/ou tempestades localizadas com provável queda de granizo sobre o estado gaúcho. Também, destaca-se que as chuvas fortes poderão ser acompanhadas de rajadas de vento da ordem dos 80 km/h em algumas áreas.


Este sistema terá rápido deslocamento sobre o Rio Grande do Sul e ainda no dia 26/10 (segunda-feira) haverá possibilidade dos temporais com queda de granizo atingirem também, os Estados de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, o oeste e sul de São Paulo.

                                                             Mapa dos possíveis ventos de rajadas em amarelo e laranja.

                                                                Mapa do Campo de Pressão com baixa pressão frontal sobre o Rio Grande do Sul



Acompanhe a atualização das previsões na página inicial do INMET onde, diariamente, também são divulgados os avisos meteorológicos especiais.

Veja aqui a nota técnica do INMET/CEMADEN

Veja aqui a nota técnica INMET/CPTEC/CEMADEN/CHM