INFORMATIVO METEOROLÓGICO SEMANAL Nº 26 (06/07/2020)

Previsão de tempo para o período de 06 a 22 de julho de 2020.

Publicado em 06/07/2020 12h02 . Última modificação 23/07/2020 16h15 .

- Precipitação



A previsão de chuva entre os dias 06 e 13 de julho de 2020 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, a semana deverá ter chuvas mais significativas nas Regiões Norte e Sul e Brasil.

Entre os dias 07 e 08 de julho a formação de uma região de baixa pressão associada a uma frente fria deverá provocar temporais na Região Sul do Brasil. Os acumulados de chuva poderão variar entre 100 e 150 mm no Rio Grande do Sul.

Praticamente não há previsão de chuva nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste. As chuvas deverão ocorrer apenas no sul do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, com acumulados em torno de 10 mm.

Na Região Nordeste, a previsão indica chuvas em todo o litoral com acumulados variando entre 10 e 30 mm.

Na Região Norte, as chuvas deverão se concentrar no centro e norte do Amazonas, Roraima, Amapá e no norte do Pará. Os acumulados poderão ficar próximos aos 100 mm no norte do Amazonas.


 

                                                                                                                 Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana. Fonte: INMET.

A Figura 2 apresenta a previsão de chuva entre os dias 14 e 22 de julho de 2020.
De acordo com o modelo de previsão numérica, não há previsão de chuva na região central do Brasil, incluindo a região do MATOPIBA.
A semana deverá ter chuva em praticamente toda a Região Sul, com acumulados podendo variar entre 10 e 40 mm.
Na Região Sudeste, o modelo numérico indica chuva para o sul São Paulo, Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Porém, os acumulados de chuva não deverão ultrapassar os 20 mm.
A semana também deverá ter chuva em praticamente todo o litoral da Região Nordeste, com acumulados mais significativos, próximos aos 60 mm, no sul da Bahia. Na região da SEALBA, os acumulados de chuva poderão variar entre 20 e 40 mm.
Tendência de chuva mais significativa no extremo norte da Região Norte com acumulados podendo chegar aos 100 mm.


                                                                                                                             Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana. Fonte: GFS


- Temperatura

A partir do dia 09 de julho a chegada de uma massa de frio no Brasil favorecerá ao declínio de temperatura especialmente na Região Sul, mas também na Região Sudeste e parte da Região Centro-Oeste. As menores temperaturas deverão ocorrer no dia 09 na Região Sul e no Mato Grosso do Sul e, no dia 10, na Região Sudeste.
A Figura 3 apresenta a previsão de temperatura mínima, do modelo numérico do INMET, para o dia 09 de julho às 9 horas (horário de Brasília). O modelo indica temperaturas próximas a 0°C nas Serras Gaúcha e Catarinense e também no sul do estado do Paraná.
Também no dia 09, a previsão gerada pelo Sisdagro do INMET indica a possibilidade de formação de geada em áreas da Região Sul e também no sul do Mato Grosso do Sul (ver Figura 4).

 


 



                                                                                Figura 3: Previsão de temperatura mínima para o dia 09 de julho às 9 horas. Fonte: INMET.

                                                                                         Figura 4: Previsão de geada para o dia 09 de julho. Fonte: SISDAGRO/INMET.




Veja as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias e a Previsão para os próximos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 25/2020 completo:


https://portal.inmet.gov.br/informativos#