INFORMATIVO METEOROLÓGICO SEMANAL Nº 25 (29/06/2020)

Previsão de tempo para o período de 29 de junho a 15 de julho de 2020.

Publicado em 29/06/2020 13h20 . Última modificação 23/07/2020 16h25 .

PREVISÃO DE TEMPO PARA OS PRÓXIMOS 15 DIAS NO BRASIL - INFORMATIVO METEOROLÓGICO Nº 25 (29/06/2020)

- Precipitação


A previsão de chuva entre os dias 29 de junho e 06 de julho de 2020 é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, a semana deverá ter chuvas mais significativas nas regiões Norte e Sul do Brasil. A passagem de uma intensa frente fria no dia 30 de junho pela Região Sul deverá ocasionar tempestades com chuvas e ventos fortes na região. Também há possibilidade de queda de granizo em áreas isoladas. Ressalta-se que os acumulados previstos, em torno de 120 mm, deverão ocorrer principalmente no decorrer do dia 30 de junho.Na Região Sudeste os acumulados de chuva deverão ser mais significativos em São Paulo e no Rio de Janeiro, com acumulados de até 40 mm. Não há previsão de chuva para a região do MATOPIBA e também em Goiás, no Distrito Federal e em praticamente todo o estado do Mato Grosso. Na Região Nordeste as chuvas deverão diminuir com relação às últimas semanas mas ainda deverão se concentrar no litoral. Na Região Norte, as chuvas serão mais intensas no centro e norte do Amazonas, Roraima, Amapá e no norte do Pará com acumulados entre 20 e 80 mm.

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana. Fonte: INMET.

A Figura 2 apresenta a previsão de chuva entre os dias 07 e 15 de julho de 2020. De acordo com o modelo de previsão numérica, não há previsão de chuva na região central do Brasil, incluindo a região do MATOPIBA. A semana deverá ter chuva em praticamente toda a Região Sul, com maiores valores previstos em Santa Catarina e no sul do Paraná. Na Região Sudeste, o modelo numérico indica chuva para São Paulo, Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Os acumulados de chuva poderão variar entre 10 e 40 mm. A semana também deverá ter chuva em praticamente todo o litoral da Região Nordeste, com acumulados mais significativos, próximos aos 60 mm, entre a Paraíba e o Rio Grande do Norte. Tendência de chuva em praticamente toda a Região Norte (com exceção do estado de Tocantins). Os maiores acumulados, em torno de 100 mm poderão ocorrer no extremo norte do Amazonas, em Roraima, Amapá e no litoral do Pará. 

Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana. Fonte: GFS.

- Temperatura
A partir do dia 01 de julho a chegada de uma intensa massa de frio no Brasil favorecerá ao declínio acentuado de temperatura especialmente na Região Sul, mas também nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do País. As menores temperaturas deverão ocorrer nos dias 02 e 03 de julho (quinta e sexta-feira). A Figura 3 apresenta a tendência de temperatura entre os dias 02 e 01 de julho, ou seja, apresenta a diferença de temperatura entre esses dias. As áreas em azul representam as áreas onde ocorrerá declínio de temperatura. No norte do Paraná e sul de São Paulo, as temperaturas poderão diminuir em até 10°C no dia 02. Ou seja, temperatura 10°C menor quando comparadas ao dia 01 de julho. Além disso, a previsão indica a formação de geada nos dias 02, 03 e 04 julho em áreas da Região Sul e também na Serra da Mantiqueira em São Paulo e Minas Gerais. A Figura 4 apresenta a previsão de geada para o dia 02 de julho gerada pelo Sistema de Suporte à Decisão na Agropecuária (Sisdagro) do INMET. 

Figura 3: Previsão de tendência de temperatura entre os dias 01 e 02 de julho. Fonte: INMET.

Figura 4: Previsão de geada para o dia 02 de julho. Fonte: SISDAGRO/INMET.

Veja as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias e a Previsão para os próximos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 25/2020 completo:

https://portal.inmet.gov.br/informativos#