MINAS GERAIS: CARACTERÍSTICAS DO INVERNO.

O inverno corresponde ao auge da estação seca e é portanto o período mais seco do ano em Minas Gerais.

Publicado em 21/06/2021 09h05 . Última modificação 20/09/2022 13h37 .



Nesta segunda feira, 21 de junho de 2021 às 00h32, ocorreu o solstício de inverno no hemisfério sul e de verão no hemisfério norte. O hemisfério sul, portanto, recebe menor incidência de radiação solar que o hemisfério norte. Por isto, nesta data, o dia apresenta a menor duração em horas que a noite, tornando-se o menor dia e a noite mais longa do ano no Hemisfério Sul.

O inverno corresponde ao auge da estação seca e, portanto, o período mais seco do ano em Minas Gerais. As poucas e raras chuvas praticamente se restringem a faixa leste e ocorrem em forma de chuvisco ou chuva com fraca intensidade decorrente do transporte de umidade de origem oceânica. Chuvas fracas no sul de Minas também podem ocorrer durante o avanço de um sistema frontal. A partir de julho, tardes com índices críticos de umidade (inferiores a 30%), se tornam recorrentes em quase todas as regiões mineiras. O predomínio de céu claro, nesta época do ano, favorece para ocorrência de grande amplitude térmica, ou seja, tardes quentes e noites e madrugadas frias. A sequência de dias secos favorece a propagação de incêndios e queimadas e também a piora na qualidade do ar. Na faixa leste torna-se recorrente a formação de nevoeiros ao amanhecer, devido à combinação entre temperaturas amenas e disponibilidade de umidade. No decorrer do trimestre, as massas de ar frio costumam chegar na Região Sudeste com intensidade suficiente para provocar episódios frios, que corresponde à queda brusca das temperaturas de um dia para outro, permanecendo temperaturas amenas por dias consecutivos. Durante os episódios frios, há potencialização para formação de geadas no sul e de nevoeiros na faixa leste e na área central do estado.


Confira a Nota Técnica completa sobre as Características do Inverno em Minas gerais e o Prognóstico para o trimestre Julho/Agosto/Setembro para o estado AQUI.

Veja mais: