INMET COMEMORA 111 ANOS

Desde 1909, o Inmet é responsável por monitorar e gerar informações meteorológicas, elaborar e divulgar previsões do tempo e clima a nível nacional.

Publicado em 17/11/2020 16h00 . Última modificação 08/12/2020 10h38 .


O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), órgão do Ministério da Agricultura e Abastecimento (MAPA), completa, em 18 de novembro, 111 anos de serviços prestados à sociedade brasileira.


Em comemoração aos 111 anos de história, o Órgão lança um novo aplicativo (Inmet) com diversas funcionalidades e informações meteorológicas. Além da previsão de tempo para todo o Brasil, o aplicativo Inmet possui informações em tempo real de todas as Estações Meteorológicas do Instituto, imagens de satélite, mapas de previsão numérica do tempo e imagens de radar. O grande diferencial desse aplicativo são os avisos meteorológicos. Sempre que um aviso meteorológico for emitido para a região do usuário, uma notificação será enviada diretamente para o celular com as informações do tipo de aviso, severidade e duração. O aplicativo está disponível nas versões para Android e IOS na conta oficial do Governo Federal. 
Faça o download aqui: Android  e  IOS


Desde 1909, o Instituto é responsável por monitorar e gerar informações meteorológicas, elaborar e divulgar a nível nacional a previsão do tempo, promover a execução de estudos e levantamentos climatológicos aplicados ao setor agrícola, acompanhar a evolução dos fenômenos climáticos El Niño e La Niña, coordenar, elaborar e executar programas e projetos de pesquisas agrometeorológicas, coordenar e operar as redes de observações meteorológicas e de transmissão de dados, entre outras funções.


Além disso, o INMET representa o Brasil na Organização Meteorológica Mundial (OMM) e, por delegação desta organização, é responsável pelo tráfego das mensagens coletadas pela rede de observação meteorológica da América do Sul e os demais centros que compõem o Sistema de Vigilância Meteorológica Mundial.


Visão do Diretor:



O INMET tem papel preponderante no fornecimento de informações meteorológicas para a população em geral, nos aspectos relativos à salvaguarda de vidas humanas e bens com a emissão de avisos e alertas à Defesa Civil, em especial, ao agronegócio. A Balança comercial do Brasil tem como grande componente as exportações do setor agropecuário. O INMET tem participação importantíssima nesse processo, fornecendo apoio, com informações de tempo e clima, para o adequado planejamento das atividades desse setor da economia.


“Tenho plena consciência de que sem o profissionalismo, o comprometimento e a dedicação de todos os que fazem o INMET não teríamos chegado a esse nível de excelência na prestação do Serviço Meteorológico aos nossos usuários. Nesta oportunidade, parabenizo todos os que labutam neste Instituto, em todo o Brasil, e, reafirmando a confiança no trabalho de cada um, presto as mais sinceras homenagens a todos por ocasião deste aniversário do INMET” afirmou o diretor do INMET, Carlos Edison Carvalho Gomes.