INFORMATIVO METEOROLÓGICO SEMANAL Nº 47 (01/12/2020)

Previsão de tempo para entre os dias 01 a 17 de dezembro de 2020.

Publicado em 01/12/2020 11h53 . Última modificação 01/12/2020 12h02 .

- Precipitação

O acumulado de chuva previsto pelo modelo COSMO para o período entre os dias 01 e 08 de dezembro é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, a semana deverá ter maiores acumulados de chuva em parte das regiões Sul e Sudeste do Brasil.

Na Região Sul, os maiores volumes de chuva devem ocorrer principalmente em todo o estado do Paraná, com totais que podem superar os 80 mm. Também são esperados volumes significativos no norte do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, com acumulados que poderão variar entre 20 e 60 mm.

Na Região Sudeste, os maiores acumulados de chuva deverão ocorrer com mais intensidade no sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e no extremo sul do Espírito Santo. Os acumulados podem variar entre 40 e 100 mm.

Na Região Centro-Oeste, os maiores acumulados de chuva deverão ocorrer no centro-sul de Goiás, no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul, com acumulados podendo variar entre 20 e 60 mm.

A região do MATOPIBA deverá ter acumulados de chuva maiores quando comparados à última semana. A chuva deverá se concentrar principalmente em Tocantins, com volumes entre 10 e 30 mm. Nas demais localidades, os totais previstos são de, no máximo, 15 mm.

Na Região Norte, os acumulados de chuva poderão variar entre 20 e 150 mm, com maiores valores previstos para o estado do Amazonas.

Na Região Nordeste, não há previsão de chuva significativa.

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana. Fonte: INMET. 



A Figura 2 apresenta a previsão de chuva entre os dias 09 e 17 de dezembro de 2020.

De acordo com o modelo de previsão numérica, a semana deverá ter muita chuva em grande parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Na Região Sudeste, as chuvas devem ocorrer principalmente em Minas Gerais, Rio Janeiro, centro-sul do Espírito Santo e no norte de São Paulo, com acumulados podendo variar entre 50 e 120 mm.

Na região do MATOPIBA, as chuvas deverão ser irregulares, com acumulados variando entre 10 e 50 mm.

Na Região Centro-Oeste, os acumulados de chuva deverão ser mais significativos em áreas de Goiás, do Mato Grosso do Sul e do centro-leste do Mato Grosso, com totais entre 30 e 90 mm.

Na Região Sul, os maiores volumes devem ocorrer nos estados do Paraná e de Santa Cataria, com totais entre 20 e 50 mm. No Rio Grande do Sul, os volumes devem ficar abaixo dos 20 mm na maior parte do estado.


Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana. Fonte: GFS.



- Temperatura

As temperaturas deverão ficar elevadas entre os dias 01 e 08 de dezembro em grande parte do Brasil, com previsão de valores próximos aos 40°C. Porém, nas regiões Sul e Sudeste, devido a presença de nebulosidade e das chuvas, parte dessas regiões deve ter suas temperaturas máximas atenuadas, ficando abaixo dos 26°C.



Veja as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias e a Previsão para os próximos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 47/2020 completo: AQUI.