INFORMATIVO METEOROLÓGICO SEMANAL Nº 46 (23/11/2020)

Previsão de tempo para o período de 23 de novembro a 09 de dezembro de 2020.

Publicado em 23/11/2020 11h22 . Última modificação 23/11/2020 11h30 .

- Precipitação

A previsão de chuva entre os dias 23 e 30 de novembro é apresentada na Figura 1. De acordo com o modelo numérico do INMET, a semana deverá ter maiores acumulados de chuva em parte das regiões Norte e Sul do Brasil.

A Região Sul deverá ter chuvas mais significativas no leste de Santa Catarina, no sul e leste do Rio Grande do Sul. Não há previsão de chuva significativa no Paraná, no oeste de Santa Catarina e no noroeste do Rio Grande do Sul. De maneira geral, os acumulados deverão variar entre 20 e 80 mm.

Na Região Sudeste, os maiores acumulados de chuva deverão ocorrer em Minas Gerais, Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Porém, os acumulados não deverão ser tão intensos, variando entre 10 e 60 mm.

Na Região Centro-Oeste, os maiores acumulados de chuva deverão ocorrer no norte de Goiás do Mato Grosso. De maneira geral, os acumulados deverão variar entre 10 e 70 mm.

A região do MATOPIBA deverá ter acumulados de chuva menores quando comparados à última semana. A chuva deverá se concentrar em Tocantins e no oeste da Bahia, mas não deverá ultrapassar os 40 mm.

Na Região Nordeste, os maiores acumulados de chuva deverão ocorrer no sul da Bahia e no estado do Maranhão. Não há previsão de chuva significativa nas demais áreas.

Na Região Norte, os acumulados de chuva poderão variar entre 20 e 150 mm, com maiores valores previstos para o estado do Amazonas.

Figura 1: Previsão de chuva para 1ª semana. Fonte: INMET. 



A Figura 2 apresenta a previsão de chuva entre os dias 01 e 09 de dezembro de 2020.

De acordo com o modelo de previsão numérica, a semana deverá ter muita chuva entre Santa Catarina e o Paraná na Região Sul. Em algumas áreas desses estados, os acumulados poderão ficar em torno de 100 mm. No Rio Grande do Sul, as chuvas deverão variar entre 10 e 60 mm.

Na Região Sudeste, as chuvas deverão se concentrar em São Paulo e no sul de Minas Gerais e do Rio Janeiro, com acumulados podendo variar entre 30 e 70 mm.

Na região do MATOPIBA as chuvas deverão ser irregulares, com acumulados podendo variar entre 5 e 50 mm.

Na Região Centro-Oeste, os acumulados de chuva deverão ser mais significativos em áreas do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, valores que podem chegar aos 80 mm.



Figura 2: Previsão de chuva para 2ª semana. Fonte: GFS.



- Temperatura


As temperaturas deverão ficar elevadas entre os dias 23 e 25 de novembro na Região Sul do Sul, com previsão de valores próximos aos 40°C. A partir do dia 26, a chegada de uma frente fria na região favorecerá ao declínio das temperaturas.




Veja as Condições Observadas no Brasil nos últimos 15 dias e a Previsão para os próximos 15 dias no Informativo Meteorológico nº 46/2020 completo: AQUI.