DIRETOR DO INMET É ELEITO MEMBRO DO CONSELHO EXECUTIVO DA OMM.

Miguel Lacerda de Oliveira, foi confirmado membro do Conselho Executivo e irá integrar um seleto grupo de 27 Diretores de Serviços Meteorológicos Nacionais.

Publicado em 15/06/2021 15h51 . Última modificação 31/05/2023 15h21 .


A reunião do Conselho Executivo (CE) da Organização Meteorológica Mundial (OMM) começou positiva para o Brasil. Em 14 de junho de 2021, o diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Miguel Lacerda de Oliveira, foi confirmado membro do Conselho Executivo e irá integrar um seleto grupo de 27 Diretores de Serviços Meteorológicos Nacionais, no intuito de aprovar as propostas de governanças, implementar as decisões do Congresso, coordenar programas mundiais de meteorologia, analisar a utilização dos recursos financeiros disponíveis, considerar e executar ações da OMM. Participam também do Conselho Executivo, um presidente, três vice-presidentes, os seis presidentes de Associações Regionais.

O Conselho Executivo é responsável pela coordenação de programas e gestão do orçamento. É a instância da OMM que encaminha as resoluções e recomendações das associações regionais e comissões técnicas, e faz recomendações sobre assuntos que afetam a meteorologia internacional e atividades relacionadas.

“Essa é mais uma oportunidade, uma articulação que o Brasil fez para representar toda América Latina nesse importante órgão, que divide e estrutura dados meteorológicos para fazer meteorologia com maior precisão. Me sinto honrado em ocupar esse cargo, onde o Brasil está representado no mais alto Comitê Internacional, para tomada de decisões meteorológica mundial”, disse Miguel Lacerda.

A atuação do INMET junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) permite ao País alcançar uma posição de destaque ao lado das demais nações, influenciando nas decisões estratégicas dessa Agência Especializada das Nações Unidas que trata dos temas relacionados ao clima, comportamento e ciência da atmosfera e sua interação com os oceanos, a variação/mudança climática e os recursos hídricos.

Será objeto de debate no CE a disseminação de dados e produtos meteorológicos de forma livre e gratuita. Sobre isso, aguardem mais informações.

A primeira reunião do Conselho Executivo de 2021 ocorre de 14 a 25 de junho. No segundo semestre está prevista a realização do Congresso Mundial Extraordinário da OMM e a segunda edição da reunião do Conselho Executivo.

Veja mais: